Nextel Telecomunicações – Logística reversa

Nextel Telecomunicações – Logística reversa

1 – A empresa possui tecnologias sustentáveis? Quais?
Sim, a empresa possui tecnologias sustentáveis:
– Nos escritórios, a empresa adota lâmpadas e equipamentos que consomem menos energia e torneiras de fechamento automático, também desativa elevadores em alguns horários de menor movimento e estimula o uso da escada em deslocamentos de um ou dois andares. O papel reciclado, que já era usado para impressão de documentos, materiais de marketing e cartões de visita, passou a ser adotado também nas faturas enviadas aos clientes, tornando a Nextel uma das operadoras pioneiras a adotar essa prática no País. Em maio de 2009, os hollerits dos funcionários deixaram de ser impressos. Agora são disponibilizados em meio eletrônico, o que representa uma economia de 54 mil folhas por ano. Para outros materiais, como a revista interna, caderno e calendário, a Nextel usa papel certificado pelo FSC (Conselho Brasileiro de Manejo Florestal).
– Nas ERBs (estações radiobase), a Nextel usa baterias de longa duração, minimizando o descarte, e otimiza o consumo de energia ao combinar equipamentos eficientes, isolamento térmico e gestão do condicionamento de ar em sintonia com o tráfego de comunicação da unidade. Preferencialmente, a empresa opta por instalar as novas ERBs em terraços de prédios, minimizando o impacto estético, além de compartilhar antenas com outras operadoras.
– As emissões eletromagnéticas são mantidas abaixo dos níveis determinados pela Anatel e cada vez que um novo site é construído a Nextel realiza palestras e ações de comunicação junto à comunidade da região e órgãos públicos.
– Além destas iniciativas a empresa tem um processo de logística reversa. Em 2009, nada menos que 294.100 aparelhos celulares foram recondicionados pela Nextel, um índice de recuperação de 77%. Do total de 124.824 baterias usadas recebidas no ano, 85.027 foram recuperadas para reaproveitamento, 68% do total. Materiais que não podem ganhar uma segunda vida são encaminhados para a destinação final adequada.
– A Nextel implantou em todas as suas lojas e filiais a coleta seletiva de materiais, o que contribuiu para que 974 quilos de plásticos e 33,7 toneladas de papéis fossem enviados para reciclagem, contribuindo para a economia de 575 mil litros de água e evitando o corte de 614 árvores.
– Instituto Nextel: ONG de atendimento direto que visa a formação de jovens em situação de risco social, entre 16 e 24 anos de idade. Desde 2007 o Instituto atua em São Paulo na região de Santo Amaro, e em 2009, mais duas unidades foram inauguradas no Rio de Janeiro, em Botafogo, e em Salvador, no Pelourinho, permitindo a formação de mais de 500 jovens. Em 2008, 77% dos jovens foram inseridos no mercado de trabalho formal e em 2009, 56%.
– Qualidade de Vida: Programa criado em 2009 com foco nos colaboradores da Nextel.
2 – Quais as apostas da empresa para o mercado de tecnologias sustentáveis no Brasil?
A Nextel estabeleceu uma parceria em 2010 com a Origami, uma consultoria especializada em Sustentabilidade. O trabalho será realizado em uma fase de diagnóstico da empresa e posteriormente proposições de melhorias relacionadas a sustentabilidade, inclusive o envolvimento de todos os colaboradores para este tema. Para isso, a Nextel conta com um comitê de Sustentabilidade formado por um gerente e um colaborador de cada área da organização.
3 – A empresa compartilha essas soluções com seus stakeholders (clientes, fornecedores e sociedade civil de maneira geral)? Cite exemplos?
Sim, a empresa compartilha essas soluções com fornecedores, por exemplo, visto que tem parcerias de âmbito social com eles, que visam o benefício dos jovens do Instituto Nextel e de outras instituições que a Nextel apóia.
4 -Qual a ordem de investimentos destinados ao desenvolvimento de tecnologias sustentáveis?
A Nextel destina R$ 5 milhões de seu budget ao desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?