Mudanças climáticas na mira de Obama

Mudanças climáticas na mira de Obama

A administração Obama divulga relatório sobre os efeitos das mudanças climáticas nos Estados Unidos em uma tentativa de persuadir a população quanto à necessidade de frear o aquecimento global. Intitulado Global Climate Change Impacts in the United States, o documento faz parte da estratégia da Casa Branca para angariar apoio público na aprovação da primeira lei para reduzir emissões de gases de efeito estufa, que enfrenta resistências tanto de Republicanos quanto de Democratas no Congresso.
“Acredito que esse relatório representará uma mudança no jogo. O fracasso em responder a urgência das mudanças climáticas se dá por acreditarmos se tratar de um problema futuro que afeta apenas partes remotas do mundo”, afirmou Jane Lubchenco, chefe do National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) na coletiva de imprensa para divulgação do documento. “O aquecimento global está acontecendo agora, nas nossas próprias costas”, completou ela.
O estudo elaborado por mais de 30 cientistas de 13 agências do governo norte-americano aponta que a temperatura média dos EUA cresceu 0,8ºC nos últimos 50 anos. As tempestades, por sua vez, cresceram 20% ao longo de 100 anos, sendo o norte do noroeste do país a região mais afetada. O nível dos oceanos também cresceu mais de oito polegadas em algumas partes para costa leste.
Ainda segundo o estudo, as conseqüências dessas mudanças já podem ser percebidas do Alasca ao Havaí. Os fenômenos incluem desde o desequilíbrio dos estoques de salmão e mudanças na migração das borboletas até o aumento de incidência de doenças como asma e sinais bem documentados de furacões e encontro de calotas polares no Ártico.
O estudo alerta ainda que se a geração atual fracassar na redução das emissões dos gases de efeito estufa, as temperaturas poderão crescer 11ºF até o fim do século. Diante dessa drástica mudança, as futuras gerações poderão enfrentar a falta de alimentos diante do declínio das produções de trigo e milho, assim como a proliferação de doenças.
The Guardian
Assista a coletiva de imprensa de divulgação do relatório Global Climate Change Impacts in the United States

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?