Motorola – celulares ecológicos

Motorola – celulares ecológicos

Entrevista com Luiz Ceolato, supervisor de Meio Ambiente da Motorola
1) A empresa possui tecnologias sustentáveis? Quais?
Resposta: Sim.
– Todos os celulares da Motorola são fabricados sem metais pesados. Apesar de não haver uma lei no Brasil que exija este tipo de iniciativa, a Motorola produz localmente com a tecnologia que atende as legislações ambientais de países de todo o mundo.
– A empresa também adotou embalagens ecológicas por meio da eliminação de plástico. Ou seja, as caixas vendidas com os celulares da Motorola são feitas apenas de papelão.
– A empresa desenvolveu os celulares ecológicos W233 Eco e Motocubo A45 eco feitos de garrafas plásticas recicladas.
– O programa ECOMOTO, criado há mais de dez anos, engloba a reciclagem de baterias e celulares, que podem ser depositados em urnas presentes em todos os Serviços Autorizados Motorola (SAM). Mais informações, podem ser obtidas no site: www.motorola-rm.com/ecomoto/br.
2) Quais os benefícios econômicos, ambientais e sociais alcançados com a implementação dessas soluções internamente?
Resposta: O principal benefício, além de contribuir para a melhoria do meio ambiente, é para a imagem da empresa perante seus stakeholders. Além disso, as embalagens sem plástico têm um custo reduzido e o fato de produzir celulares sem metais pesados permite a venda de equipamentos em países de legislação ambiental restritiva. Ou seja, com essa medida a empresa conseguiu ampliar sua atuação no mercado global.
3) Quais as apostas da empresa para o mercado de tecnologias sustentáveis no Brasil?
Resposta: Além das ações citadas acima, a Motorola possui uma iniciativa de reutilização de lodo e água (release anexo) no Campus Industrial e Tecnológico de Jaguariúna, no interior de São Paulo.
4) A empresa compartilha essas soluções com seus stakeholders (clientes, fornecedores e sociedade civil de maneira geral)? Cite exemplos?
Resposta: Além de disponibilizar a tecnologia de reutilização de lodo para a comunidade (release anexo), a Motorola participa de palestras ao longo do ano para dividir suas experiências. Em 2009, a empresa esteve presente em eventos no Centro de Tecnologia de Informática de Campinas, 1º Seminário Internacional de Resíduos Eletroeletrônicos (MG), Sustentar 2009, 5º seminário de educação ambiental (MG).
5) A empresa trabalha com open innovation para desenvolvimento de soluções que visem a sustentabilidade? Cite exemplos?
Resposta: Sim, a própria redução de metais pesados, embalagens inteligentes, desenvolvimento de celulares ecológicos etc.
6) Qual a ordem de investimentos destinados ao desenvolvimento de tecnologias sustentáveis?
Reposta: A Motorola não abre esses números.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?