MEIO AMBIENTE: Mutirão de voluntários planta mais de 700 mudas na Mata Atlântica

MEIO AMBIENTE: Mutirão de voluntários planta mais de 700 mudas na Mata Atlântica

Cerca de 260 voluntários participaram no último domingo, 2 de maio, de um mutirão para o plantio de 700 mudas de mata atlântica, em Nazaré Paulista (SP). A ação fez parte da comemoração pelo “Dia internacional da Terra” feita anualmente pela empresa Timberland que, pela terceira vez, escolheu o IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas) como parceiro para promover reflorestamentos..
O plantio aconteceu numa área ao lado da represa Atibainha, responsável por abastecer a cidade de Campinas e parte da cidade de São Paulo. Os funcionários do IPÊ agora serão responsáveis pelo acompanhamento das mudas até os três anos de idade – quando elas já estarão aptas a desenvolverem-se na natureza junto com outras árvores. A mata ciliar ajudará na conservação e qualidade da água da represa.

Desde 2006, o Instituto estimula empresas a realizarem programas de integração de seus funcionários por meio da conscientização ambiental. A ideia é promover um dia inteiro em contato direto com a natureza, desenvolvendo atividades de reflorestamento, assistindo palestras de conscientização e fazendo refeições com alimentos produzidos pela população local.
Para viabilizar eventos desse tipo, o IPÊ mantém corpo técnico especializado e um viveiro, com capacidade de produção para 70 mil mudas/ano, construído com apoio financeiro da própria Timberland. Nos últimos cinco anos, o IPÊ foi responsável pelo plantio de mais de 2 milhões de árvores.
Outras empresas como Levi´s, Grupo Bimbo e Andrade Gutierrez também fizeram a sua parte no reflorestamento desta área que é de grande importância, já que o desmatamento não prejudica só flora e fauna, mas também a qualidade e volume de água em rios e represas que abastecem a população.
Sobre a Timberland
Marca norte-americana reconhecida no mundo todo, a Timberland chegou ao Brasil em 1996, sob licença da São Paulo Alpargatas, e em pouco tempo construiu uma história de sucesso. A marca realiza anualmente no mês de abril o programa de ação social global “Dia da Terra” em todos os países onde está instalada. A ideia é unir educação e meio ambiente e incentivar ações voluntárias de seus colaboradores para a conservação ambiental. O programa faz parte das ações sociais corporativas da marca para difundir a importância da sustentabilidade ambiental.
Sobre o IPÊ
O IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas foi criado em 1992. O Instituto é considerado uma das maiores ONGs ambientais do Brasil, possui título de OSCIP e tem sede em Nazaré Paulista (SP). O instituto conta com mais de 90 profissionais trabalhando em cerca de 50 projetos espalhados pelo Brasil: Estação Ecológica de Anavilhanas (AM), uma área particular em Portel (Pará), Pontal do Paranapanema, Buri e Nazaré Paulista (SP), Parque Nacional do Superagüi/Ariri (SP-PR) e Pantanal (MS).
Mais informações:
Luciana Rolim
[email protected]
Cel. 7144 1103
(www.ipe.org.br)
(www.timberland.com.br)

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?