Mais energia com menos água

Mais energia com menos água

Estudo da organização internacional World Economic Forum’s Energy Community chama atenção para a relação mútua entre a energia e a água. Intitulado ‘Thirsty Energy: Water and Energy in the 21st Century’, o levantamento alerta para o fato de que as companhias do setor energético serão cobradas em breve por atitudes que colaborem com a preservação dos recursos hídricos mundiais, já que a maior parte dos tipos de produção de energia depende da disponibilidade de água.
A pesquisa ouviu especialistas e mensurou a quantidade de recursos hídricos gasta em cada tipo de produção energética. Entre os exemplos dados, o levantamento destaque que para produzir 1 gigajoule (GJ) de gasolina finalizada, são gastos entre 28 e 82 litros de água. Para o etanol, a proporção é de 47 a 50 litros por GJ, enquanto o gás natural gasta apenas 7 litros de água pela mesma quantidade.
A economia e a otimização do uso da água com estas finalidades, aliadas à utilização de fontes alternativas de energia são apontadas na pesquisa como medidas para poupar recursos e estimular novas fontes de abastecimento.
Clique aqui para conferir o estudo na íntegra.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?