Logística Reversa

Logística Reversa

Com a sanção presidencial da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em agosto do ano passado, as questões sobre a correta destinação das embalagens pós-uso, entre outras normas, tornaram-se temas obrigatórios para empresas e consumidores. No dia 23 de dezembro, por meio do Decreto n° 7.404, é regulamentada a lei que institui a PNRS, cria o Comitê Interministerial da política e o Comitê Orientador para a Implantação dos Sistemas de Logística Reversa. Dois meses depois do decreto, em 17 de fevereiro, ocorre a nomeação oficial do comitê interministerial, para apoiar a estruturação e a implementa&ccedi l;ão da PNRS, por meio da articulação dos órgãos e entidades governamentais e, principalmente, do envolvimento da cadeia industrial. “O governo permitiu à iniciativa privada a oportunidade de sugerir as métricas da PNRS. As em presas devem aproveitar esse momento. Depois da aprovação da política, todos terão de se adequar, obrigatoriamente”, afirma Paulo Roberto Leite, presidente do CLRB – Conselho de Logística Reversa do Brasil (www.clrb.com.br). O executivo do CLRB aponta ainda que um dos motivos da grande evolução da logística reversa no Brasil é o crescente número de mercadorias, usadas ou não, em circulação.
“A tendência da diminuição do ciclo de vida dos produtos e a adoção de leis cada vez mais rígidas no que tange à qualidade que devem apresentar, para evitar devoluções, são os principais fatores que colocam a logística reversa no patamar em que se encontra atualmente”, explica o presidente da instituição.
Diante da relevância que o assunto possui hoje no Brasil e no mundo, o II Fórum Internacional e Expo de Logística Reversa, promovido pelo CLRB, em parceria com a Publicare Eventos, discute a Política Nacional de Resíduos Sólidos e as responsabilidades e os impactos da lei na competitividade da indústria, distribuidores, varejistas e outros integrantes da cadeia produtiva.
Com duração de 10 horas, o evento ocorre no dia 24 de março e traz na programação cases e palestras corporativas e internacionais, além de reunir autoridades como o secretário do Ministério do Meio Ambiente, Silvano Silvério Costa, e o gerente executivo de Meio Ambiente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Shelley de Souza Carneiro.
Várias corporações vão apresentar cases e sua s soluções aos visitantes do evento do CLRB, entre elas, Correios (tema: logística reversa de pós-venda), Pão de Açúcar (logística reversa no varejo), TGestiona (novas soluções de logística reversa de produtos eletrônicos), Totvs (a informática na logística reversa), Chame o Gênio (um modelo de atendimento em assistência técnica no varejo), Inpev e Luft (logística reversa de embalagens vazias) e Oxil (a manufatura reversa de eletrônicos e geladeiras).
Palestra internacional e pesquisa inédita – Luis V. Martins, representante da Packaging Recovery Organisation Europe (Pro Europe) mostra o conhecimento da instituição na coordenação de programas de gestão de resíduos sólidos no Velho Continente. A organização, formada por 33 países, foi criada no início dos anos 1990 e tem como objetivo compartilhar experiências entre as diferentes nações, apoiar o desenvolvimento do merca do de matérias-primas secundárias e promover a convergência das regulamentações locais.
O presidente do CLRB vai apresentar a pesquisa inédita “Hábitos de Logística Reversa no Brasil 2011”, que aponta as práticas empresariais no setor. O estudo é o resultado de uma enquete realizada no Brasil, junto a 145 companhias, com faturamento anual entre R$ 1 milhão e R$ 1 bilhão, dos segmentos industrial, comercial e de prestação de serviços de vários setores empresariais.
Serviço:
II FÓRUM INTERNACIONAL E EXPO DE LOGÍSTICA REVERSA
Realização: Conselho de Logística Reversa do Brasil (CLRB) e Publicare Eventos
Data: 24 de março de 2011
Horário: 8h às 18h
Local: Centro Empresarial de São Paulo (Centro de Eventos Panamby)
Av. Maria Coelho Aguiar, 215, Jardim São Luís, São Paulo/SP
Informações para o público: http://www.clrb.com.br/forum/

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?