Livre pensar – Um novo american way of life

Livre pensar – Um novo american way of life

No período da Guerra Fria, os Estados Unidos se consolidaram como potência econômica e cultural, disseminando para o mundo o American way of life. No entanto, as crises econômico-financeiras, sociais e ambientais mostraram que esse modelo, reproduzido em escala global, é capaz de levar a Terra ao colapso. Segundo estimativas do WWF, seriam necessários 5,33 planetas para estender a toda população global o padrão de consumo norte-americano.
Ainda que não tenha sido superada, a lógica de crescimento a todo custo dá lugar a novos valores na perspectiva de uma vida mais sustentável. Nos últimos 10 anos, Paul Ray tem se dedicado ao estudo dos movimentos sociais surgidos depois da segunda Guerra Mundial. A agenda desses grupos inclui causas e aspirações diversas como a defesa dos direitos civis, a justiça social, a sustentabilidade planetária, a paz mundial, qualidade de vida e espiritualidade. Denominadas por Ray de Cultural Creatives, as pessoas por trás desses movimentos têm várias características em comum, sendo a mais importante delas a capacidade de ver o mundo sob a perspectiva holística. Em artigo, Ray analisa a evolução dos Cultural Creatives nos Estados Unidos, tomando como exemplo concreto dessa mudança de valores a eleição de Barack Obama para presidência do país.
Um novo estudo de valores de 2008 mostra que entre 70 e 80% do público dos Estados Unidos apoia ações efetivas para combater o aquecimento global. Essa população extremamente significativa agora quer ver ações decisivas de negócios e governo, e está preparada para se engajar nesse esforço.
A pesquisa mostra que tem havido um aumento importante no apoio dos americanos a ações em sustentabilidade ecológica e mudanças climáticas, o que oferece suporte para a transição econômica verde, defendida pela administração de Obama. Há apenas alguns anos, o apoio a essas ações estava na ordem de 40% a 50%. Hoje fica entre 70 e 80%. Não é apenas uma oscilação transitória de opinião, mas uma mudança permanente de valores e crenças básicas que tem sido liderada pelo Cultural Creatives, movimento ascendente em todo o mundo.
Esse será um dos pontos abordados em novembro no State of the World Forum Conference 2009, em Washington, capital dos EUA, com o intuito de construir ações positivas que podemos exercer em resposta à crise climática global.
Para embasar as discussões solicitou-se à TNS uma pesquisa para saber como o Cultural Creatives e a população americana vêem a crise climática, as novas direções nacionais e a política orientada para os cidadãos demonstrada na campanha de Obama. As informações foram colhidas em março de 2008 junto a 2000 entrevistados, uma amostra representativa da população adulta dos EUA.
A atual pesquisa revela que, desde 1999, os valores de desenvolvimento pessoal pouco mudaram, enquanto os valores de responsabilidade social e ambiental alcançaram novos patamares. Isso sugere que os mercados para produtos de desenvolvimento pessoal provavelmente permanecerão em seu nível presente com crescimento futuro baixo. Mas a escalada abrupta dos valores verdes subsidia o argumento dos que defendem o esverdeamento da economia.
Trata-se, portanto, de uma revolução, tanto na demanda de consumo quanto na demanda política. E ela se encaixa perfeitamente nas iniciativas de economia verde que são construídas dentro do pacote de estímulos econômicos da administração Obama. Essa mudança responde aos alertas dos cientistas sobre a ameaça do aquecimento global e à grande campanha publicitária que acompanhou a “Verdade Inconveniente” de Al Gore, que fez muitos americanos acordarem para a gravidade do tema.
Os dados indicam que não se trata apenas de uma preocupação com problemas amplos, mas de um imperativo moral em frear a destruição dos ecossistemas, assegurar a condição de todo o planeta e fazer mais para cuidar das gerações futuras. Revelam uma pressão crescente por ações de negócios e governos nessas áreas e uma séria intolerância a mentiras, evasões e falhas de corporações e oficiais de governo na gestão da sustentabilidade. O levantamento feito pela TNS também mostrou uma boa vontade de se envolver pessoalmente em iniciativas voltadas às questões socioambientais, além de uma demanda por programas de governo para o combate ao aquecimento global. Mais do que tudo, o estudo ressalta o desejo por uma economia sustentável verde e limpa, e o suporte completo para os negócios e governos que estão indo nessa direção.
As políticas norte-americanas –atesta o estudo– evoluíram finalmente para além de um simples espectro esquerda-direita. O debate político contempla hoje a esquerda convencional versus o conservadorismo social e religioso, e as preocupações planetárias e ecológicas versus o conservadorismo neo-liberal de grandes negócios.
Por fim, constatou-se a existência de um movimento da maioria dos americanos frente ao nacionalismo no sentido de uma identificação própria como “cidadãos do planeta”, fenômeno que está bem à frente do que qualquer coisa antes vista.  Esse quadro sugere que, superados os piores efeitos da recessão, haverá uma onda maior de valores completamente novos dos consumidores nos Estados Unidos, influenciando o desenvolvimento de produtos e programas de governos no sentido de dar suporte a uma nova economia voltada à tecnologia limpa, especialmente, energias alternativas. Está claro que há um encontro quase perfeito entre a demanda do novo consumidor, energia verde e limpa, e produtos que as pessoas necessitarão para sobreviver nos próximos anos.
Paul Ray é pesquisador e autor do livro “The Cultural Creatives: How 50 Million People Are Changing The World.” Seu trabalho original e descobertas produziram uma categoria empresarial conhecida como LOHAS (Lifestyles of Health and Sustainability – Estilos de vida de saúde e sustentabilidade).
Quadro:
Você é um cultural creative? Selecione os itens e descubra:
(  ) A destruição da natureza é algo que me preocupa seriamente
(  ) Desejo ver mais ações voltadas a busca de soluções para problemas globais, como o aquecimento global, destruição das florestas tropicais, crescimento populacional e pobreza
(  ) Estou disposto a pagar mais por produtos e serviços que contribuam com o meio ambiente e, especificamente, com a reversão do aquecimento global
( ) Dou grande importância ao desenvolvimento e manutenção dos meus relacionamentos
(  ) Procuro ajudar outras pessoas no seu desenvolvimento
(  ) Me dedico ao trabalho voluntário para uma ou mais causas
(  ) Valorizo meu desenvolvimento psicológico e espiritual
(  ) Estou preocupado com o papel dos direitos religiosos na política
(  ) Quero mais igualdade para as mulheres no trabalho e mais lideranças femininas na política
(  ) Estou preocupado com a violência e abusos cometidos contra a mulher e crianças ao redor do mundo
(  ) Desejo que os políticos e governantes dêem mais ênfase a educação e bem estar das crianças para construção de um futuro sustentável
(  ) Estou insatisfeito com ambas as vertentes políticas de esquerda e direita e desejo encontrar um novo posicionamento, mas isso não significa ficar em cima do muro
(  ) Sou otimista em relação ao futuro
(  ) Quero me envolver na construção de um estilo de vida melhor
(  ) Preocupo-me com a visão de negócios baseada no lucro em detrimento de questões ambientais e sociais
(  ) Procuro manter minhas finanças pessoais sob controle e evito despesas desnecessárias
(  ) Abomino todas as ênfases da cultura moderna no sucesso baseado no fazer, obter e gastar, assim como a concentração de riquezas e luxúria
(  ) Gosto de pessoas e lugares exóticos, assim como vivenciar e aprender sobre outros estilos de vida.
Se você concorda com 10 ou mais itens, seja bem vindo ao grupo dos Cultural Creatives.

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