Líderes sustentáveis: quem são, o que pensam e como agem

Líderes sustentáveis: quem são, o que pensam e como agem

Pragmatistas de mente aberta, os líderes de uma organização representam a ponta do iceberg em que se incidem as tomadas de decisão, que orientarão o desempenho da empresa ao longo de sua trajetória. Em pleno século XXI e de carona com a necessidade de gestões social e ambientalmente mais engajadas, despontam no universo corporativo as lideranças sustentáveis, tema discutido neste documento.
Este dossiê (2) de Ideia Socioambiental foi elaborado em março de 2009 pela consultoria Ideia Sustentável, e foi dividido em seis partes.
Na Parte (1), estão impressões de Peter Senge (MIT) sobre quem são e onde estão os novos líderes sustentáveis deste início de milênio. As ideias sintetizadas nesse primeiro artigo foram extraídas de leitura do mais recente livro de Senge, A Revolução Deciciva – Como Indivíduos e Organizações Trabalham em Parceria para Criar um Mundo Sustentável.
As cinco demais partes se basearam em artigos publicados na Gazeta Mercantil, ao longo de 2008, que foram revistos, atualizados e ampliados para constar deste Dossiê sobre Liderança Sustentável. Os textos podem ser lidos na seqüência aqui proposta. Mas também podem ser consultados um a um, na ordem que o leitor julgar mais conveniente.
Os depoimentos de líderes empresariais foram publicados em edições anteriores de Ideia
Socioambiental. O uso deste material para fins de treinamento, na íntegra ou em partes, está liberado, desde que a fonte seja devidamente mencionada.
Clique aqui e confira a íntegra do Dossiê A liderança sustentável: quem são, o que pensam e como agem.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?