A HSM Management e o Instituto Anga, com o apoio da consultoria Ideia Sustentável e da Plataforma Liderança com Valores, lançaram o e-book “Cartas para a próxima geração C-Level”, em que 12 altos executivos falam sobre suas experiências dentro das práticas ESG/Sustentabilidade pelas empresas por onde passaram.
A publicação é uma conclamação às novas lideranças para que façam parte de um movimento que busca desenvolver negócios mais éticos, transparentes, justos e respeitosos com as pessoas e com o meio ambiente.
As cartas escritas pelos líderes Theo Van Der Loo, ex-CEO da Bayer, fundador da NatuScience S.A. e membro de conselho de várias empresas; Alda Marina, CEO da Pares, Professora da Fundação Dom Cabral e membro do conselho do Sistema B Brasil; Carla Crippa, vice-presidente de relações corporativas da Ambev; Claudia Abreu, CEO 2W Energia e conselheira emérita do Instituto Capitalismo Consciente Brasil; Andreia Dutra, presidente da Stop Hunger; Leonel Andrade, CEO da CVC Corp e conselheiro de administração da BR Distribuidora; Carlos Lottenberg, presidente do Conselho da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e do Instituto Coalizão Saúde; Marcos Bicudo, CEO da Vedacit; Solange Sobral, VP Partner da CI&T; Anamaíra Spaggiari, diretora executiva da Fundação Estudar; e Guto Jr., CEO do Instituto Anga, falam sobre propósito, empatia, gratidão, medo, impactos positivos, futuro, presente. A carta-convite, uma espécie de apresentação do que o leitor vai encontrar durante a leitura, é assinada pelo nosso CEO, Ricardo Voltolini.
A publicação pode ser acessada gratuitamente no site da HSM.
A live de lançamento, que contou com a participação de Voltolini e Guto Jr., do Instituto Anga, pode ser vista aqui.
Confira, abaixo, trechos da carta-convite do e-book assinada por Voltolini:
“Líderes sustentáveis são, ao meu ver, os que “carregam a lanterna no escuro”, gerando esperança, reduzindo as incertezas do horizonte, transmitindo confiança em dias melhores e praticando empatia, especialmente em relação às pessoas mais vulneráveis.
Depois de entrevistar 350 líderes sustentáveis nos últimos 12 anos para saber como pensam, sentem e agem, cheguei à conclusão de que eles se distinguem por quatro blocos de competências atitudinais: empatia alta, visão ecocêntrica, respeito à diversidade e forte compromisso ético.
Mais empáticos do que a maioria das pessoas, praticam uma virtude tipicamente feminina, que é o cuidar. São atentos, preocupados e zelosos em relação aos colaboradores e às pessoas em geral. Mais do que a “escuta ativa”, realizam a “escuta afetiva”. Possuem nível elevado de autoconsciência.
Com o ego sob controle, já trocaram o paradigma do “eu” pelo do “nós”. Não se preocupam mais em serem os “melhores do mundo”. Querem ser “melhores para o mundo”, por isso priorizam os interesses de todos os stakeholders. Gostam de fortalecer os elos de confiança, são colaborativos, lideram pelo exemplo. Olham a realidade a partir de uma visão sistêmica e de interdependência. E com base nela inovam em processos, produtos e modelos”.
Gostou dessa notícia? Quer saber como a sua empresa pode ter seus conteúdos publicados em nossas plataformas? Clique aqui.
Buscando soluções ESG para o seu negócio? Clique aqui.
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.