LANÇAMENTO – Multimedia Filter, da Mizumo, proporciona maior segurança para o reúso de efluentes sanitários

LANÇAMENTO – Multimedia Filter, da Mizumo, proporciona maior segurança para o reúso de efluentes sanitários

A Mizumo, referência nacional em estações pré-fabricadas para tratamento de esgoto sanitário (ETEs), apresenta um novo sistema de filtragem para pós-tratamento de efluentes. O Multimedia Filter caracteriza-se por conter um meio filtrante com diferentes mídias (nome técnico que se utiliza para denominar os materiais que são responsáveis por filtrar o efluente), como pedregulho, zeólita e antracito, o que garante melhor qualidade do efluente de saída dos sistemas fabricados pela empresa, podendo este ser reutilizado em vasos sanitários.

O principal diferencial do filtro em relação aos utilizados no mercado é a presença do mineral zeólita como meio filtrante, que oferece maior taxa de filtração e maior capacidade de retenção de sólidos em comparação à areia, um dos materiais mais utilizados como meio filtrante.

Sistema de alta eficiência

A tecnologia de fabricação e operação do produto foi desenvolvida pela Mizumo, a partir de uma consultoria com professores das melhores universidades do país e de estudos realizados pelo Departamento de Pesquisa & Desenvolvimento e Engenharia de Processos da empresa.

O Multimedia Filter é um equipamento periférico e/ou complementar e deverá ser instalado posteriormente aos sistemas Mizumo, especialmente nas estações de tratamento de esgoto que têm como finalidade o reúso de efluente em vasos sanitários. O equipamento pode ser incorporado a sistemas de tratamento de efluentes já instalados.

O Multimedia Filter é mais um produto que compõem a linha de filtros fornecida pela empresa. “Com o lançamento, a Mizumo garante a seus clientes ainda mais segurança e tranquilidade durante o reúso da água tratada nas ETEs fabricadas pela empresa”, afirma o gestor da unidade de negócios Mizumo, Giovani Toledo.

O sistema atende às recomendações previstas na norma NBR 13969/97, no que se refere ao reúso em vasos sanitários (classe 3) e tem sua qualidade comprovada por inúmeros testes de eficiência. Além disso, o filtro foi submetido a testes estruturais e hidrodinâmicos durante seu desenvolvimento, que atestaram sua funcionalidade.

Produto modular

O Multimedia Filter é fabricado de Plástico Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV) e as partes metálicas são produzidas de aço inox, que evitam a ocorrência de corrosão. Crepinas (pequenos filtros plásticos) estão instaladas no fundo do filtro, auxiliando a filtragem e a drenagem do efluente.

O filtro possui um diâmetro externo de 1,10 m e cada módulo tem capacidade de filtração de 200 m3/dia, o que proporciona flexibilidade de atendimento. O processo de filtração dá-se por gravidade, conta com um sistema de retrolavagem com ar e água e sua operação é totalmente automatizada. O equipamento conta com válvulas atuadas pneumaticamente, válvulas solenoides, programador tipo CLP (controlador lógico programável), entre outros componentes.

Manutenção simplificada

O produto permite fácil manutenção, pois toda a operação – inclusive a retrolavagem feita uma vez ao dia – é totalmente automatizada. A retrolavagem auxilia na conservação das propriedades do meio filtrante, que deve ser substituído, no mínimo, uma vez ao ano.

Mercado em crescimento

O reúso de água tratada é uma tendência no mercado, seja por questões ambientais (preservação dos corpos hídricos), seja por questões econômicas, reduzindo os custos com a água consumida. O lançamento deste produto em todo território nacional está previsto para a primeira quinzena do mês de junho.

Mais informações:

(14) 3405-3000 | [email protected]www.mizumo.com.br

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?