Lançamento de livro sobre práticas para formação e fortalecimento de cooperativas de catadores

Lançamento de livro sobre práticas para formação e fortalecimento de cooperativas de catadores

O Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais (Ipesa) lançará no dia 20 de dezembro o livro Do Lixo à Cidadania: Guia para a Formação de Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis. Trata-se de um guia para formação de cooperativas de catadores, inspirada na metodologia desenvolvida e aplicada nos últimos oito anos pelo Ipesa.

Escrita em parceria com a Editora Peirópolis, com o apoiodo Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e patrocinada pela Natura e Ambev, a publicação aborda as experiências e os bons resultados obtidos na gestão e formação de cooperativas de catadores, a fim de implementar projetos e soluções no controle dos resíduos.

“Com o livro, esperamos estimular municípios a desenvolver sistemas de coleta seletiva com inclusão e contratação de organizações de catadores, e contribuir para a profissionalização desses agentes, como instrumento de apoio ao desenvolvimento de uma política de sucesso na gestão de resíduos sólidos”, afirma JulioRuffinPinhel, coordenador do Programa Resíduos Sólidos do Ipesa.

A obra, destinada a gestores municipais, ONGs, associações, incubadoras, universidades, pesquisadores, empreendedores sociais, empresários e entidades apoiadoras, além das próprias organizações de catadores, mostra alternativas sobre como lidar com o lixo de maneira organizada e sustentável.

“O grande desafio do livro é dar luz a toda riqueza e complexidade de um processo de formação e capacitação de uma cooperativa de catadores, que envolve a relação entre diferentes parceiros em seu processo de construção de conhecimento e amadurecimento no tema”, conta Isabel Morsoletto Ferreira, coordenadora de Projetos, Comunidades de Entorno, da Diretoria de Sustentabilidade da Natura.

Para se ter ideia da importância da coleta seletiva, de acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil perde R$ 8 bilhões por ano por deixar de reciclar os resíduos que poderiam ter outro fim.

“Em linha com um dos eixos do Ambev Recicla, estamos confiantes de que esse guia irá fomentar o movimento da reciclagem no país ao auxiliar a transferência de conhecimento e de técnicas de gestão para que as prefeituras contribuam parao surgimento e a profissionalização das cooperativas de catadores”, diz Ricardo Rolim, diretor de Relações Socioambientais e Comunicação da Ambev.

Com uma tiragem de 10 mil exemplares, o livro será destinado gratuitamente aos mais de 5.500 mil municípios do território nacional com o objetivo de estimular governantes, organizações e a população a desenvolverem sistemas de coleta seletiva, com inclusão e contratação de organizações de catadores. Além da versão impressa, os interessados poderão acessar a publicação e diversos outros conteúdos no hotsite da publicação www.dolixoacidadania.org.br.

“Este guia não é uma obra definitiva, mas o início de um diálogo e do registro sobre esse importante trabalho educativo de grande impacto para o mundo produtivo e para o meio ambiente”, explica Davi Amorim, do setor de Comunicação do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis.

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre a Expocatadores 2013.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?