Lançamento do livro O Divergente Positivo, de Sara Parkin

Lançamento do livro O Divergente Positivo, de Sara Parkin

Se antes era uma conversa de gueto, agora as mudanças climáticas viraram assunto de bar. Todos os principais veículos já cobrem o tema e as pessoas começam a experimentar na pele os efeitos. Mas, e agora, como lidar com isso? Formar líderes para a sustentabilidade e assim resolver o problema é a abordagem da pensadora escocesa Sara Parkin no livro O Divergente Positivo Liderança em Sustentabilidade em um Mundo Perverso que chega às livrarias brasileiras no próximo mês. Resultado da expertise adquirida em mais de 40 anos de ativismo em sustentabilidade, o livro da fundadora do Forum For The Future aponta para a urgente necessidade de formação de líderes versados em sustentabilidade e conscientes do impacto de suas ações para remediar o padrão insustentável das relações econômicas, empresariais e individuais.

O Divergente Positivo convida as pessoas para a liderança na construção do caminho para a sustentabilidade dentro de sua disponibilidade de tempo, em seus círculos de relações e nos próprios espaços de atuação. Tudo de acordo com sua possibilidade, oportunidade, condição e jeito de ser e fazer. Não é um manual prático, mas uma referência para a transformação de comportamento. Com uma linguagem acessível aos não iniciados no tema aliada a uma dose de humor, o texto traz uma profunda avaliação dos modelos insustentáveis vigentes. Para oferecer um diagnóstico claro e simples, a autora parte de dados relevantes e compara o planeta ao corpo de um paciente no ambulatório oferecendo assim uma visão geral para que leigos consigam explicá-lo aos outros.

Formação de líderes e um novo modelo educacional

A partir de uma severa crítica aos modelos de educação e conceitos de liderança, Sara chega a alarmante conclusão de que estas teorias, amplamente difundidas no meio administrativo, não possuem uma avaliação aprofundada de resultados na qualidade das lideranças. Para reverter esse cenário, o livro avalia o modelo de formação de líderes no ambiente acadêmico, aponta roteiros claros para a criação de uma linha de pensamento sustentável e ainda aponta para mudanças nos sistemas de Responsabilidade Empresarial.

A autora também não deixa de tocar em temas delicados como o planejamento familiar, a participação feminina na tomada de decisões, a reforma do sistema bancário e em alternativas para uso do PIB como indicador soberano de sucesso.

Leitura indispensável para pessoas que querem praticar a divergência positiva: “fazer a coisa certa onde quer que estejam, a despeito de estar rodeado por estruturas institucionais erradas, processos equivocados e pessoas teimosamente não cooperativas”, escreve a autora.


Sobre Sara Parkin

Sara Parkin é diretora e fundadora do Forum for the Future, organização britânica sem fins lucrativos dedicada a soluções inovadoras para os desafios da sustentabilidade. A organização também trabalha nos EUA, Índia e Sudeste Asiático. Ela também projetou e lançou o Mestrado em Liderança para o Desenvolvimento Sustentável, em 1996.

Ativista pela sustentabilidade há mais de 40 anos, Sara foi, e é, envolvida com uma ampla gama de organizações não governamentais, como a Amigos da Terra, a Population Matters e o Community Generation Fund (que apoia projetos de energias renováveis com resultados sociais em comunidades carentes). Ela também atuou no conselho de entidades como a Agência Ambiental da Inglaterra e País de Gales e o Natural Environment Research Council, onde defendeu um maior envolvimento do público na definição de prioridades nas pesquisas. Em 2001 foi premiada com a OBE (Ordem do Império Britânico) pelos serviços prestados à sustentabilidade e educação.

Sobre o Instituto Jatobás

O Instituto Jatobás é uma organização não governamental sem fins lucrativos cuja missão é “influir para a ampliação da consciência e oferecer conhecimento para a construção de um caminho coletivo, solidário e sustentável”. Desde 2006, implementa em Pardinho, interior de São Paulo, seu principal modelo de gestão, o Sistema Ecopolo de Desenvolvimento Sustentável, que tem como objetivo melhorar o desempenho e potencializar a vocação econômica e socioambiental dos municípios.

Mais informações:

[email protected]

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?