Plataforma Liderança Sustentável reúne 450 pessoas em São Paulo

Plataforma Liderança Sustentável reúne 450 pessoas em São Paulo

Teatro lotado, palestras inspiradoras, público curioso e interessado: assim foi o lançamento da etapa educacional da Plataforma Liderança Sustentável, na noite de ontem (14/08). O evento reuniu dez grandes líderes empresariais para compartilhar com uma plateia de 450 convidados (e todos os que acompanharam a transmissão online) como suas organizações estão envolvendo e educando lideranças para a sustentabilidade.

Diretora de Conteúdos de Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade, Cláudia Piche subiu ao palco do Teatro do SESI por volta das 20h para as boas-vindas ao público. Em seguida, Ricardo Voltolini – idealizador do projeto – iniciou os trabalhos com uma rápida apresentação da Plataforma, seus resultados e planos. “A iniciativa deixou de ser um projeto e tornou-se um movimento; já impactamos mais de três milhões de pessoas, no Brasil e no exterior”, comemorou o consultor.

Representando o time de presidentes integrantes da primeira etapa da Plataforma, Fábio Barbosa, presidente executivo da Abril S.A. e guru de muitos dos palestrantes da noite, cumprimentou os novos líderes e elogiou a iniciativa: “Fico impressionado não só com o interesse que o movimento despertou e com o número de pessoas impactadas, mas também por poder ver aqui, nesta segunda rodada, a quantidade de líderes mobilizados. Um assunto que antes era visado por poucos, em áreas marginais dentro das empresas, agora é do interesse de muitos e, em geral, com envolvimento da alta cúpula das organizações”, destacou.

Na sequência, as estrelas da noite – presidentes e vice-presidentes desta segunda etapa – subiram ao palco para uma sucessão de palestras curtas e inspiracionais. Marise Barroso (Masisa), Britaldo Soares (AES Brasil), Oscar Clarke (HP), João Carlos Brega (Whirlpool), Rodrigo Kede (IBM), Marcelo Lyra (Braskem), Eduardo Leduc (BASF) e Suênia Sousa (Sebrae) – representando Luiz Barreto, convocado para uma audiência com a presidenta Dilma Roussef – compartilharam sua histórias com público ao vivo. Alessandro Carlucci (Natura) e Andrea Alvares (PepsiCo), impossibilitados de comparecer por conta de compromissos profissionais no exterior, saudaram os presentes por meio de vídeos gravados.

Outros integrantes da primeira fase do movimento que também marcaram presença foram José Luciano Penido (Fibria), Héctor Núñez (Ri Happy) e José Luiz Alquéres (ex-Light), cujas experiências estão retratadas no livro Conversas com Líderes Sustentáveis, obra que deu origem ao projeto da Plataforma no ano passado. Convidados por Voltolini a também subir ao palco, falaram sobre sua participação e das responsabilidades do líder na mudança para a sustentabilidade. “A Plataforma nos colocou em contato com gestores que nunca viríamos a conhecer, do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul. Essas pessoas se mobilizaram com nossas trajetórias, e somos muito gratos por isso”, disse Penido.

Para João Carlos Brega, presidente da Whirlpool, o evento “é um fórum de discussão que propicia o debate e, com certeza, cria um cenário melhor até o próximo encontro”. Oscar Clarke, CEO da HP, destacou o caráter “catalisador de mudanças” da Plataforma: “Na minha opinião, Voltolini está nos liderando no sentido de fazer acontecer a sustentabilidade que pregamos no discurso.”

“Em vez de falar em teorias, temos aqui as experiências práticas dos líderes e suas empresas”, analisou Rodrigo Kede, presidente da IBM; enquanto Suênia Cordeiro, diretora do Centro Sebrae de Sustentabilidade, destacou a necessidade de comunicar bem os temas da gestão sustentável aos pequenos e microempreendedores, “responsáveis por 99% das empresas e 56% dos empregos deste país”.

Eduardo Leduc, vice-presidente da BASF, chamou atenção para a importância de liderar com valores: “Se o líder é ético, sua equipe é ética.”; Marise Ribeiro, da Masisa, exaltou os diferenciais do feminino na liderança; e Britaldo Soares, da AES Brasil, falou da importância de transversalizar o tema na estratégia das companhias. Marcelo Lyra, vice-presidente de Relações Institucionais e Desenvolvimento Sustentável da Braskem, sentenciou: “Desenvolvimento sustentável é o negócio do futuro. Não há outro jeito.”

“Acho o projeto absolutamente necessário. Temos um enorme desafio, que é a opção sustentável para o Brasil. Não existem muitos líderes na sociedade e na política com coragem de propor essa mudança. E a Plataforma, por sua vez, reúne o que há de melhor em liderança para a sustentabilidade para produzir essa mudança”, elogiou Ricardo Young, conselheiro do Instituto Ethos, que estava na plateia.

Ao final do encontro, com todos os líderes reunidos no palco, o anfitrião Ricardo Voltolini lembrou o que ouviu de especialistas europeus, em apresentação da Plataforma Liderança Sustentável na Sorbonne, em Paris: “Fomos classificados como ‘homens weberianos’, isto é, solidários à formação de novos líderes e, acima disso, líderes com valores.”

*Veja a cobertura completa do lançamento da segunda etapa da Plataforma Liderança Sustentável na edição de setembro da revista Ideia Sustentável.

Sobre a Plataforma Liderança Sustentável

Idealizada e realizada por Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade, a Plataforma Liderança Sustentável tem o apoio financeiro de Santander, Tetra Pak, Votorantim, AES Brasil, Alcoa, Fibria, PepsiCo, Anglo American, Sabesp, SESI e TAM. E o apoio institucional da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças (ABDL), Lead, Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade (Abraps), Enterprise for a Sustainable World (ESW), Fundação Dom Cabral, FEA-USP, Atopos/Eca-USP, Laboratório de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade (Labies) da FundaçãoGetúlio Vargas, Aberje e Virada Sustentável. O programa conta ainda com os parceiros Administradores.com, Mercado Ético, Envolverde, EcoD,  Setor 2 ½, Reclicagem, Catalisadora e Grupo Eco.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?