Jovem, porém madura

Jovem, porém madura

Por Cláudia Piche

Esta edição de Ideia Sustentável representa uma homenagem de filha para mãe. Explico: a revista (a filha) é um dos frutos do resultado do trabalho de Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade (a mãe), empresa que atua num modelo híbrido de think tank – conceito que define toda organização dedicada a produzir e difundir conteúdos sobre assuntos vitais – e consultoria, desenvolvendo e gerindo conhecimento em sustentabilidade, especialmente para o setor empresarial. E essa “mãe” está completando 20 anos de vida, agora em 2013.

A empresa nasceu em 1993, por iniciativa de Ricardo Voltolini – que, onze anos depois, criaria também a revista, à época batizada de Ideia Social. Na Reportagem Especial desta edição, o leitor poderá entender melhor a história da relação simbiótica entre mãe e filha. O que vale saber, por hora, é que uma não vive sem a outra.

Por esse motivo, achamos por bem oferecer ao leitor uma compilação dos melhores conteúdos já produzidos pela revista, a partir do trabalho de investigação desta empresa. Seção por seção, a reportagem de Fábio Congiu oferece uma espécie de roteiro sobre os temas que conduziram a empresa a se reinventar por diversas vezes, acompanhando a evolução natural do tema: do boom do terceiro setor, passando pelo investimento social privado, responsabilidade social empresarial até a sustentabilidade, conceito ao qual se dedicam hoje mãe e filha.

As grandes personalidades que, ao longo desses 20 anos, foram referência para a consultoria Ideia Sustentável também ressurgem, distribuídas pelas páginas desta edição especial, numa seleção de respostas extraídas das Entrevistas Especiais já publicadas pela revista. Um verdadeiro desfile de personalidades nacionais e internacionais, como Lester Brown, Fritjof Capra, Thomas Lovejoy, Sebastião Salgado, Ricardo Abramovay, Otto Scharmer e tantos outros nomes que frequentaram as 32 edições anteriores da publicação – infelizmente, por falta de espaço, nem todas estão aqui reprisadas.

Um dos maiores destaques desta homenagem de filha para a mãe, no entanto, está nos artigos de Opinião. Aproveitando o ensejo dos 20 anos de idade da empresa, convidamos 20 especialistas a analisarem como 20 temas da sustentalidade empresarial evoluíram nas últimas duas décadas. O resultado é um verdadeiro painel de ideias e reflexões que oferecem ao leitor uma inestimável massa crítica sobre as principais questões que envolvem hoje as empresas e a sociedade, nos desafios em busca de formas mais sustentáveis de produção, consumo e, portanto, de perenidade da vida no planeta.

Não é apenas o olhar para o passado, no entanto, que faz de IS33 uma edição especial. Como antecipar cenários e tendências encontra-se na missão da consultoria e da revista, o Dossiê Verde – produzido em parceria com o Itaú Unibanco – apresenta, com exclusividade, um novo indicador de bem-estar para o Brasil. Desenvolvido pela equipe de economia do maior banco privado do país, o Índice Itaú de Bem-Estar Social avança em relação aos indicadores mundialmente consagrados, como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), na medida em que incorpora variáveis específicas da realidade brasileira.

Outro exemplo do olhar para o futuro está na seção Tendência. Apoiada em estudo da consultoria britânica SustAinability, em parceria com a rede mundial de pesquisas GlobeScan, representada no Brasil pela Market Analysis, o material analisa a importância e os desafios das parcerias intersetoriais para impulsionar a agenda global de sustentabilidade.

E como toda comemoração de aniversário merece uma cereja no bolo, o espaço dedicado à Plataforma Liderança Sustentável traz as novidades sobre o terceiro grande encontro nacional de líderes integrantes do movimento e a consolidação de sua etapa educacional, com o lançamento de programas de formação para jovens líderes em sustentabilidade e do segundo livro da série Conversas com Líderes Sustentáveis, de Ricardo Voltolini. Sob o título: Escola de Líderes Sustentáveis, a obra encontra-se em fase de edição pela editora Campus Elsevier.

Voltando aos 20 anos da consultoria Ideia Sustentável, ocorre-me a analogia com algumas efemérides. Se fosse um casamento, por exemplo, estaríamos comemorando Bodas de Porcelana – um material admirado por sua delicadeza e sofisticação, que requer o olhar carinhoso, o zelo amoroso e a ternura do cuidado, tal qual a tarefa a que se propõe toda empresa que atua no campo da sustentabilidade.

Já se recorrermos à sabedoria oriental, Ideia Sustentável – a mãe – é do signo do Galo, considerado uma espécie de Dom Quixote do horóscopo chinês, por seu destemor e talento. Qualidades que – modéstia à parte – nunca faltaram a esta empresa.

Pela Astrologia, nosso ano de nascimento, 1993, é regido pelo planeta Júpiter, que favorece as questões relativas a expansão, crescimento, mente superior, fé, espiritualidade, otimismo, entusiasmo, moralidade, prosperidade, educação superior, contato com outras culturas, valores morais e éticos, filosofia, aspirações e grandes negócios.

Muitos motivos para comemorar, como se pode ver….

Galeria de notáveis

Só feras! No bom sentido, claro! Essa é, sem dúvida, a melhor definição para o time de colaboradores de IS33. Convidados a analisar como as empresas evoluíram, nos últimos 20 anos, em seu tema de especialidade, muitos seguiram à risca a proposta. Outros preferiram usar exemplos práticos e atuais para abordar os grandes desafios de sustentabilidade do setor privado. Vale ressaltar que, para adotar um critério democrático, os temas surgem, ao longo da edição, elencados por ordem alfabética, já que todos são de suma importância para a vida das empresas e do planeta. O que vale é que Ideia Sustentável conseguiu reunir representantes da academia, de organizações, consultorias e também empresas para oferecer o crème de la crème das ideias sustentáveis. A empresa faz aniversário, mas quem ganha o presente é o leitor!

Cláudia Piche é diretora de Conteúdos da consultoria Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade e editora desta revista.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?