Jogue Limpo

Jogue Limpo

Pelo menos 25 milhões de embalagens de óleo lubrificante serão coletadas e recicladas, por ano pelo Programa Jogue Limpo, que será lançado nesta sexta-feira (30/07) pelas Secretarias de Estado do Ambiente e de Meio Ambiente do Município do Rio, pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom).
A iniciativa garante que as embalagens usadas de óleo lubrificante tenham destinação correta, de forma segura e ambientalmente adequada, uma vez que são recolhidas por gerenciadoras contratadas pelo programa, transportadas para as centrais de recebimento onde recebem tratamento primário e posteriormente encaminhadas para recicladoras credenciadas.
O programa dispõe também de alto nível tecnológico nos caminhões de coleta, com balanças eletrônicas e sistemas de GPS e GPRS, que geomonitoram todo percurso do veículo e transmitem informações online de pesagem do material reciclável para a gerenciadora e para o site do programa. Desta forma, os órgãos ambientais mantêm controle contínuo da quantidade de embalagens coletadas e encaminhadas para a reciclagem.
O resíduo plástico é uma dos principais passivos ambientais, uma vez que este material leva mais de 400 anos para se decompor na natureza. Além disso, as embalagens plásticas são responsáveis por provocar obstruções de cursos e nas redes de escoamento de águas quando não são corretamente descartadas.
No Brasil, milhões de embalagens plásticas são utilizadas por ano para envasar os mais diversos produtos, sendo que 2% deste total servem para acondicionar óleos lubrificantes. Há muitos projetos de lei sobre embalagens em geral no País, mas o Conama, que já emitiu a Resolução 362, regulando a coleta e o re-refino do óleo usado, atua agora na produção de uma resolução sobre as embalagens plásticas usadas dos lubrificantes.
Mais informações:
Marta Simões
Assessoria de Imprensa
21 8749-8590

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?