IV Fórum Internacional da RedEAmérica

IV Fórum Internacional da RedEAmérica

Nos dias 29 de fevereiro e 1º de março, a cidade de Campinas vai sediar o IV Fórum Internacional da RedEAmérica, que terá como foco a atuação do investimento social privado em medidas e políticas para reduzir a pobreza na América Latina. Será uma oportunidade de produzir reflexões em nível latino-americano para permitir o conhecimento de experiências significativas que vêm sendo implementadas na região e motivar o setor privado a encontrar respostas e participar da busca de soluções verdadeiras para romper com a desigualdade.

América Latina é a região mais desigual do mundo segundo as Nações Unidas, enquanto a Comissão Econômica para a América Latina (Cepal)  indica que em 2011 um conjunto de 172 milhões de pessoas persiste em condições de pobreza no continente. Certamente os desafios são enormes, porém há luzes apontando que a região está melhor preparada para enfrentar o desafio da superação da pobreza e da diminuição da desigualdade e da exclusão.

A mudança no perfil demográfico e o crescimento econômico da última década, acompanhados de políticas públicas de proteção social, uma institucionalidade mais efetiva e uma cidadania mais consciente de seus direitos e responsabilidades conseguiu incidir na diminuição da pobreza da região, com resultados diferentes entre países. Talvez o exemplo mais notório seja o Brasil, ao conseguir que 30 milhões de pessoas superassem a condição de pobreza.

Estamos diante de um contexto mais favorável, temos enfoques e experiências que levaram a aprendizados, e existe maior consciência por parte dos diferentes atores sociais sobre sua corresponsabilidade para alcançar este desafio. O setor empresarial que faz investimento social privado não conta com os recursos e os instrumentos necessários para produzir as transformações, porém pode contribuir de forma proativa, significativa e complementar com sua ação e sua voz para a meta de superação da pobreza, da desigualdade e da exclusão no continente.

Como articulação hemisférica que reúne 70 fundações, institutos e empresas em 11 países da América Latina, que executam investimento social privado com enfoque no desenvolvimento de base para diminuir a pobreza, está convidando a seus membros e organizações empresariais da região em uma reflexão sobre as políticas públicas contra a pobreza, assim como o papel, a voz e a ação do investimento social privado na superação deste fenômeno na América Latina.

Confira a programação completa na próxima página.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?