Intersolar South America atrai mais de dois mil visitantes

Intersolar South America atrai mais de dois mil visitantes

De 18 a 20 de setembro, foi realizada em São Paulo a primeira edição sul-americana da feira e conferência do mercado de energia solar, a Intersolar South America 2013. No total, 60 palestrantes e 459 participantes discutiram sobre as tecnologias e mercados do setor solar, e fizeram com que a conferência tivesse um resultado positivo. Além disso, 64 empresas de 12 países – incluindo Alemanha, Itália, Suíça e Estados Unidos – se apresentaram pela primeira vez no Expo Center Norte.

Na exposição, foram demonstrados produtos, soluções e serviços ao longo de toda a cadeia de valor do mercado solar, nos campos de energia fotovoltaica (FV), tecnologias de produção FV, armazenamento de energia e energia termossolar. Os 2.288 visitantes puderam realizar contatos e aprofundar as relações comerciais.

Leilões de energia no Brasil são aguardados com grande expectativa

No primeiro dia de conferência, a principal sessão foi “Mercado brasileiro: geração centralizada”, sobre a primeira participação de fornecedores de energia solar nos atuais leilões de energia no Brasil, citando 109 projetos fotovoltaicos com cerca de 2,7 gigawatts já inscritos para o atual leilão A-3.

Os provedores de energia solar esperam ter uma boa chance de ser contemplados. Além disso, foram discutidos os desafios e oportunidades do modelo “Net Metering”, introduzido em 2012 no Brasil. Os participantes estavam confiantes de que, com a solução dos demais problemas de implementação, existe um modelo bem-sucedido de compensação para os sistemas fotovoltaicos de até 1 megawatt (MW) e para o desenvolvimento futuro do setor.

Além do Brasil, outros países da região apostam cada vez mais na tecnologia solar para a geração de eletricidade, aquecimento e climatização de edifícios: o Chile, que em setembro aumentou a sua meta de expansão de energia renovável de 10 para 20 por cento até 2020; Argentina e Uruguai, que também querem fornecer incentivos para o desenvolvimento de seus mercados de energia solar – por exemplo, por meio da introdução de modelos de remuneração.

Conhecimento prático para o mercado sul-americano

O segundo dia de conferência abordou as melhores práticas relativas à gestão de projetos, financiamento e especificações técnicas para usinas fotovoltaicas. Os especialistas identificaram como o maior desafio para o desenvolvimento do mercado de energia solar no Brasil a formulação de oportunidades gerais de financiamento para soluções de autoconsumo por compradores industriais, comerciais e residenciais.

O foco no último dia da conferência foi o aquecimento e resfriamento solar, bem como o Fórum Fotovoltaico Latino-Americano. Neste último, discutiu-se o caráter exemplar do modelo de “Net-Metering” para a América do Sul, bem como soluções para a formação de profissionais na região e um intercâmbio regional e internacional mais eficiente de conhecimento no setor solar.

A Intersolar South America e o ENIE serão simultâneas em 2014

No próximo ano, a área da feira deverá crescer para cerca de 150 expositores. Em 2014, a Intersolar South America será realizada de 26 a 28 agosto, juntamente com o ENIE 2014, “Encontro Nacional de Instalações Elétricas”, evento que reúne feira e congresso para promoção do que há de mais avançado nas tecnologias de instalação predial e industrial de média e baixa tensão, eficiência energética e luminotécnica. Por meio da cooperação com o ENIE, mais de 10.000 visitantes serão esperados no Expo Center Norte, em São Paulo.

Para mais informações sobre a Intersolar South America, visite: http://www.intersolar.net.br.

Sobre a Intersolar

Com cerca de 3.000 expositores e 100.000 visitantes em quatro continentes, a Intersolar é a principal série de exposições do mundo do setor de energia solar e de seus parceiros. Ela une pessoas e empresas de todo o mundo com o objetivo de aumentar a quota de energia solar no fornecimento de energia. A Intersolar South America é o quinto evento da série Intersolar, com organização da Solar Promotion International GmbH (SPI), Pforzheim, Freiburg Management and Marketing International GmbH (FMMI) e coorganização da Aranda Eventos & Congressos.

As feiras e conferências internacionais da Intersolar ocorrem há 20 anos. Além da Intersolar South America, em São Paulo, são realizados a Intersolar North America, em São Francisco, a Intersolar India, em Mumbai, e a Intersolar China, em Pequim. A maior exposição do mundo no setor de energia solar é Intersolar Europe em Munique.

Mais informações:

(11) 3824-5300 | [email protected]www.intersolar.net.br

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?