Intel – processadores mais eficientes

Intel – processadores mais eficientes

1. A empresa possui tecnologias sustentáveis? Quais?
A Intel tem entre seus principais lemas, a consciência ambiental e a responsabilidade no design de seus produtos. Em 2007, a Intel lançou a nova tecnologia de manufatura de 45 nm, a base dos microprocessadores ecologicamente corretos que economizam energia e eliminam o uso de chumbo e materiais halógenos. Além disso, em 2007 fundou, em parceria com o Google, a Iniciativa Computacional Para a Preservação do Meio Ambiente com o objetivo de reduzir as emissões de gases nocivos em 54 milhões de toneladas por ano, por meio de novas eficiências nos computadores.
Em 2010, a empresa lançou sua nova família de processadores, Intel® Core? I3, I5 e I7, baseada na tecnologia de manufatura de 32nm, o que diminuiu ainda mais o tamanho do processador e seu consumo de energia. Esses processadores inteligentes se adaptam às necessidades do indivíduo, fornecendo automaticamente um ?aumento? de desempenho para os aplicativos usados no dia-a-dia. Eles tornaram-se eficientes no consumo de energia a ponto de desligar núcleos de processamento ou reduzir o consumo de energia para fornecer mais desempenho quando as pessoas necessitarem e serem mais eficientes no consumo de energia quando elas não necessitarem.
2. Quais os benefícios econômicos, ambientais e sociais alcançados com a implementação dessas soluções internamente?
A Intel Corporation participa há mais de dez anos do Índice de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI). Como líder mundial em tecnologia, manufatura e negócios, reconhecemos que a Intel está em uma posição privilegiada para exercer um impacto real e significativo na melhoria da sustentabilidade ambiental. Entre os benefícios alcançados por meio de sua atuação estão levar ao consumidor um produto que permita que ele tenha o máximo de desempenho gastando o mínimo de energia. Além disso, ao investir continuamente em pesquisa e desenvolvimento, evitamos que os fabricantes de computadores ponham no mercado um equipamento cujo coração, ou seja, o processador, tenha elementos poluentes.
Além disso, a  Intel é a maior compradora corporativa de energia renovável nos EUA graças ao programa de Parceira Para a Energia Renovável da Agência de Proteção Ambiental dos EUA, comprando mais de 1,3 bilhões de kilowats hora em certificados de energia renovável por ano. A empresa ainda economiza mais de 3 bilhões de galões de água por ano como resultado de seus investimentos para a conservação de água
A Intel adotou ainda uma política de troca de servidor visando aumentar a capacidade de processamento reduzindo ao mesmo tempo o consumo de energia e espaço físico ocupado. Os servidores são substituídos em com no máximo 3 anos de uso o que permite obter a totalidade dos benefícios com as novas tecnologias e ainda diminuir o custo de manutenção dos datacenters.
3. Quais as apostas da empresa para o mercado de tecnologias sustentáveis no Brasil?
Acreditamos que a computação em nuvem, ou cloud computing, será um dos grandes impulsionadores da tecnologia sustentável, pois levará ao desenvolvimento de data centers mais ecológicos e menores, que consumam menos energia. Computação em nuvem é a computação considerada como um serviço, e não como um produto. Você o ?aluga?, e paga apenas pelo que utilizar. Como está tudo na ?nuvem? ? em computadores remotos ao redor do mundo, conectados via Internet ? seus dados e serviços estão disponíveis a qualquer hora, em qualquer lugar.
Outra tendência é a incorporação de materiais reciclados na fabricação do hardware. Esses elementos já estão sendo cada vez mais utilizados pelos grandes fabricantes e seguramente serão seguidos por todos.
Desde 2006 a Intel investiu em tecnologias que permitem um melhor gerenciamento dos desktops e que permite gerar uma grande economia de energia mantendo as politicas de segurança da area de TI. Com tecnologias como o vPRO a area de TI pode atualizar, instalar ou remover softwares durante a noite sem que seja necessario deixar  o computador ligado todo o tempo. Estudo mostra que nos USA 50% dos PC?s ficam ligados 24×7 o que gera mais de 1871 toneladas de CO2 ( PC Energy Report 2009  http://www.1e.com/energycampaign/index.aspx). No Brasil varias empresas já adotam tecnologias de gerenciamento visando reduzir esse impacto.
4. A empresa compartilha essas soluções com seus stakeholders (clientes, fornecedores e sociedade civil de maneira geral)? Cite exemplos?
A Intel sempre procura demonstrar suas ações e novas tecnologias verdes aos seus stakeholders por meio de eventos e constantes, treinamentos. Desde setembro de 2008, a empresa faz parte do Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem). A instituição engloba 27 companhias privadas de diversos segmentos e tem como principal objetivo a promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo. Por meio dessa associação, procuramos utilizar a nossa experiência e contribuir para ampliar a consciência ambiental na indústria de eletroeletrônicos.
5. A empresa trabalha com open innovation para desenvolvimento de soluções que visem a sustentabilidade? Cite exemplos?
A Intel trabalha em diversas frentes para apoiar e fomentar soluções inovadoras ligadas a sustentabilidade. Por meio de um convênio entre nossas fábricas trazemos especialistas que ajudam aos fabricantes nacionais nos seus processos de produção olhando a eficiência operacional e também as práticas de sustentabilidade.
6. Qual a ordem de investimentos destinados ao desenvolvimento de tecnologias sustentáveis?
A Intel investe anualmente cerca de US$ 6 bilhões em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, sempre tendo em vista a solução de problemas futuros e redução de consumo de energia, uso de materiais que não sejam nocivos a natureza e praticas de sustentabilidade fazem parte importante dessas pesquisas. Vale ressaltar que a aplicação da tecnologia tem um papel fundamental para a redução de emissão de CO2 e consumo de recursos naturais. Soluções que hoje permitem pagar contas sem ter que se deslocar a uma agencia bancaria, ferramentas que permitem monitorar um paciente a distancia, documentos digitais, são alguns exemplos disso.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?