Integrantes da PLS estão no Guia Exame de Sustentabilidade

Integrantes da PLS estão no Guia Exame de Sustentabilidade

A revista Exame realizou na noite de ontem (06/11) a cerimônia de premiação das 27 empresas vencedoras do Guia Exame de Sustentabilidade 2013, um dos maiores e mais respeitados levantamentos corporativos sobre práticas de responsabilidade socioambiental.

Neste ano, 61 companhias foram organizadas em 20 setores da economia. Entre as campeãs de cada setor, 12 integram a Plataforma Liderança Sustentável. São elas: Tetra Pak (vencedora na categoria Bens de Capital), Natura (Bens de Consumo), Even (Construção Civil), Promon (Consultoria), Whirlpool (Eletroeletrônicos), Itaú-Unibanco (Instituições Financeiras), Braskem (Química), Duratex (Materiais de Construção), Vororantim Metais (Mineração), Fibria (Papel e Celulose), Alcoa (Siderurgia) e Walmart (Varejo).

O Guia Exame de Sustentabilidade 2013 premiou, ainda, as vencedoras em sete categorias da sustentabilidade, das quais duas também compõem a Plataforma Liderança Sustentável: Unilever, vencedora na categoria Gestão da Sustentabilidade, e Alcoa, campeã da categoria Relação com os Fornecedores. O grande destaque da noite foi o Itaú-Unibanco, que venceu como a empresa mais sustentável do ano de 2013.

O banco também acaba de incorporar-se à Plataforma Liderança Sustentável, em sua terceira etapa, cujo tema central aborda como as corporações estão inserindo a sustentabilidade na estratégia de seus negócios. O depoimento do presidente da instituição, Roberto Setúbal, irá compor um dos capítulos do terceiro livro da série Líderes Sustentáveis, de Ricardo Voltolini, idealizador da Plataforma, com lançamento previsto para 2014. Para Voltolini, “a premiação dessas empresas mostra uma afinidade de critérios e rigores. Um indicativo, portanto, de que estamos no caminho certo”.

Para conhecer todas as empresas premiadas pelo Guia Exame de Sustentabilidade 2013, acesse: http://abr.ai/1gsvl89.

O que é a Plataforma

A Plataforma Liderança Sustentável nasceu em junho de 2011, apartir do primeiro livro de Ricardo Voltolini, “Conversas com Líderes Sustentáveis” (Senac/SP), com a missão de inspirar, conectar e educar novos líderes para o tema da sustentabilidade. Ela consiste, a rigor, num conjunto de estratégias e ferramentas de gestão de conhecimento: livro, portal, videopalestras, encontros regionais, workshops, estudos, artigos e conteúdos para educadores que trabalham com o tema da sustentabilidade em escolas de negócio e universidades.

As ferramentas, conteúdos e o engajamento promovidos pela Plataforma Liderança Sustentável acabaram gerando um grande movimento, cuja meta é trabalhar 50 casos pessoais de presidentes de empresas durante um ciclo de cinco anos, com a abordagem de cinco temas em sustentabilidade: o estado da arte da liderança para a sustentabilidade (2011), educação (2012), estratégia (2013), inovação (2014), e comunicação (2015). “Já foram realizados 186 encontros em 30 meses de existência, atingindo presencialmente 35 mil jovens líderes em todo o país. As videopalestras dos presidentes e especialistas, uma das nossas mais importantes ferramentas, já foram vistas por cerca de 250 mil pessoas”, destaca Voltolini.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?