Desde o início de suas atividades, o Instituto Votorantim responde pela estratégia de investimento social das Unidades de Negócio. Com o passar dos anos, passou também a desenvolver e implantar metodologias próprias e a apoiar a agenda de sustentabilidade do Grupo.
Neste processo, em 2009 o Instituto Votorantim liderou a criação dos sete Princípios de Sustentabilidade da Votorantim e desenvolveu o Manual de Engajamento com Partes Interessadas, uma ferramenta que subsidia o processo de tomada de decisão e a melhoria da gestão nas plantas operacionais com base na análise de temas considerados relevantes para os públicos com os quais a empresa se relaciona.
No mesmo período, foi lançado o Parceria Votorantim pela Educação (PVE), projeto que mobiliza e sensibiliza as comunidades onde a Votorantim atua, fortalecendo e qualificando a oferta e demanda de educação pública. No ano seguinte, o Instituto ampliou suas parcerias para promover o desenvolvimento econômico das comunidades. Merecem destaque, neste campo, os acordos consolidados com o BNDES, que culminou na criação do programa ReDes, e com a Fundação Banco do Brasil, que, entre outros resultados, proporcionou apoio à agricultura familiar por meio do PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável).
Para alavancar ainda mais o desenvolvimento local dos municípios de atuação da Votorantim, a partir de 2010 o Instituto Votorantim passou a articular parcerias diretas com prefeituras municipais e envolver as comunidades em Conselhos para discutir definir, em conjunto, a estratégia dos investimentos socioambientais da empresa na região.
Cases de destaque
Educação
Capão Bonito é um dos 29 municípios contemplados com o Parceria Votorantim pela Educação (PVE). Por meio da atuação do projeto junto à Secretaria Municipal de Educação, o município conseguiu concluir o seu Plano de Ações Articuladas (PAR) o que culminou no aporte de R$ 600 mil reais do PAC para a construção de uma creche. Tal ação viabilizou outras verbas federais por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que já permitiu a construção de mais três creches.
Trabalho
A qualificação profissional e o investimento na formação técnica de trabalhadores de diversas comunidades tem sido uma grande preocupação da Votorantim. Uma das iniciativas do Instituto Votorantim nesta área, em parceria com a Votorantim Metais e Votorantim Cimentos, é o Projeto Futuro em Nossas Mãos, sistematizado em 2005. Até o momento, já foram capacitados mais de oito mil trabalhadores, por meio de cursos com atividades práticas e teóricas que abordam, além da técnica para realização das funções, temas como cidadania, ética e preparação para o mercado de trabalho. O índice de empregabilidade dos técnicos formados pelos cursos supera 60%, permitindo aos trabalhadores galgarem posições de maior responsabilidade.
Desenvolvimento Territorial Integrado
Aprofundando as suas estratégias para o desenvolvimento das comunidades, o Instituto Votorantim passou a elaborar de maneira participativa planos integrados de longo prazo para algumas das localidades em que atua. Este processo é realizado com o engajamento de lideranças comunitárias e do poder público local visando a identificação de prioridades e a elaboração de uma agenda compartilhada de desenvolvimento. Um bom exemplo ocorreu no município de Primavera (PA), cidade que receberá uma nova fábrica da Votorantim Cimentos, prevista para entrar em operação em 2014, com capacidade de produção anual de 1,2 milhão de toneladas de cimento. Antes mesmo do início das obras para a construção da unidade produtiva, o Instituto Votorantim coordenou um diagnóstico socioeconômico na região identificando oportunidades de investimento social nas áreas de saneamento básico, saúde, educação, assistência social, segurança pública e qualificação da gestão pública, além de fomento às cadeias produtivas com foco na geração de trabalho e renda. Da discussão deste diagnóstico com a comunidade local resultou o Projeto Primavera Sustentável, que apresenta um plano de trabalho e de investimentos no total de R$ 8 milhões a serem executados até 2015. Os investimentos na localidade deverão ser ainda ampliados por meio da captação de recursos com os governos federal e estadual de acordo com a estratégia de atuação desenhada em parceria com a prefeitura.
Fomento às cadeias produtivas
A necessidade de geração de trabalho e renda em comunidades rurais por meio da adoção de prática de cultivo sustentável levou o Instituto Votorantim a implantar o PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), uma tecnologia social certificada pela Fundação Banco do Brasil e reconhecida pela qualidade dos seus resultados.. A iniciativa garante a segurança alimentar e a geração de renda para 50 famílias rurais, sendo 20 delas da região de Fortaleza de Minas e 30 da região de Vazante, ambas no interior de Minas Gerais, onde atuam as empresas Votorantim Metais e Votorantim Siderurgia. Os projetos abrangem medidas que vão desde a disponibilização de insumos e equipamentos até a oferta de assistência técnica, passando pela organização da comunidade em associações. O resultado se materializa na diversificação e ampliação da produção, na comercialização dos produtos e em parcerias que aumentam as oportunidades para as famílias que participam do programa. Entre junho e outubro de 2012, foi registrado um incremento médio de 53% na renda das famílias envolvidas.
Cultura
Com sede no Parque da Cidade, em Barra Mansa, na região sul fluminense, o Projeto Música nas Escolas é desenvolvido pela prefeitura com o apoio da Votorantim Siderurgia. A iniciativa transformou todas as escolas da rede municipal de ensino em locais que também promovem o aprendizado musical de crianças e adolescentes. Os alunos são introduzidos na música por uma equipe de profissionais qualificados sem sair do ambiente educacional. Além de contribuir para a formação cultural desses jovens, o projeto diminui seu tempo ocioso e os prepara para que sejam cidadãos mais conscientes. O principal grupo do projeto, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM), já realizou uma temporada oficial com oito concertos apresentados no Teatro do SESC/BM unindo solistas consagrados internacionalmente, inclusive do canto lírico.
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.