Inscrições abertas para o VI Edital do Programa Costa Atlântica

Inscrições abertas para o VI Edital do Programa Costa Atlântica

A Fundação SOS Mata Atlântica abre as inscrições para o VI Edital do programa Costa Atlântica. Este ano, o edital disponibilizará até R$ 300 mil para projetos para a conservação da biodiversidade e a sustentabilidade das zonas costeira e marinha sob influência do bioma Mata Atlântica. O edital, que pode ser acessado em www.sosma.org.br/projeto/costa-atlantica/, conta com o patrocínio da Anglo American.

Os projetos interessados em se inscrever devem ter prazo máximo de 12 meses para sua execução, contados a partir da data de assinatura do contrato, e seguir uma das duas linhas de atuação: “Fortalecimento de Unidades de Conservação Marinha” e “Negócios e Práticas Sustentáveis Envolvendo Recursos Marinhos e Costeiros Associados ao Bioma Mata Atlântica”.

Na primeira linha de atuação, o apoio vai desde o diagnóstico e estudos para a criação de uma Unidade de Conservação (UC), passando por diversos processos como Plano de Manejo, fiscalização, atividades de pesquisa, uso público, até a formação e consolidação de voluntariado em UCs e educação ambiental. A segunda linha do edital apoiará projetos de uso sustentável de recursos pesqueiros e de recursos naturais com a geração de emprego e renda em comunidades locais, bem como projetos de turismo sustentável de base comunitária e pagamento por serviços ambientais (PSA).

“ONGs e empresas poderão enviar propostas ao edital. Pretendemos apoiar projetos que possam trazer benefícios para a conservação, para o desenvolvimento regional e o fortalecimento das comunidades locais”, afirma Camila Keiko, bióloga do Programa Costa Atlântica.

As propostas podem ser enviadas até 14 de outubro de 2013, pelo site gerencia.sosma.org.br/costa. O processo é competitivo e conta com a participação de um comitê julgador composto por especialistas no tema. Nas duas linhas, as propostas devem ser apresentadas sob a coordenação de uma ONG ou empresa, em parceria com o poder público interessado.

Sobre o Programa Costa Atlântica

Criado em 2006, o Programa Costa Atlântica, da Fundação SOS Mata Atlântica, tem como objetivo incrementar os esforços de conservação das zonas costeira e marinha sob influência do Bioma Mata Atlântica. Uma das estratégias de ação é o Fundo Pró-unidades de Conservação Marinha. A iniciativa foi estabelecida como um fundo de perpetuidade para garantir a proteção, gestão e sustentabilidade das áreas marinhas protegidas existentes. O programa já apoia uma área de 2.885.439,67 hectares distribuídos em oito estados pela costa do Brasil.

Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica

Criada em 1986, a Fundação SOS Mata Atlântica é uma organização privada sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência. Assim, estimula ações para o desenvolvimento sustentável, promove a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobiliza, capacita e incentiva o exercício da cidadania socioambiental. A Fundação desenvolve projetos de conservação ambiental, produção de dados, mapeamento e monitoramento da cobertura florestal do bioma, campanhas, estratégias de ação na área de políticas públicas, programas de educação ambiental e restauração florestal, voluntariado, desenvolvimento sustentável, proteção e manejo de ecossistemas.

Mais informações:

www.sosma.org.br | 55 (11) 9 8681 0133

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?