Para reconhecer as construtoras mais sustentáveis do país, nos segmentos comercial, industrial, residencial e residencial baixa renda, a ITC, que atua há mais de 30 anos com informações da construção, e o Grupo SustentaX, especializado em sustentabilidade corporativa, de empreendimentos, produtos e serviços, uniram-se e lançaram em 2010 o Prêmio ITC SustentaX de Sustentabilidade.
O objetivo do Prêmio é distinguir entre as 100 maiores construtoras do país quais as que mais se destacaram em gestão empresarial e responsabilidade socioambiental. Em 2011, MBigucci foi a construtora mais sustentável no segmento residencial e a MPD Engenharia, no comercial. Em 2010, as construtoras mais sustentáveis foram MPD Engenharia, no Residencial, a Racional, no Comercial e a Rio Verde, nos segmentos Residencial Baixa Renda e Industrial.
Para 2012, novos critérios foram adicionados para estimular a incorporação de práticas ambientais e sociais que equilibrem com rentabilidade e competitividade.
“O setor da construção civil é um dos que mais impactam as comunidades e o meio ambiente ao mesmo tempo em que geram novas oportunidades e postos de trabalho”, explica Newton Figueiredo, presidente do Grupo SustentaX. Assim, continua ele, “é muito importante reconhecer e premiar as empresas construtoras que, de fato, estão contribuindo para a mitigação de riscos de seus negócios e para a construção de uma sociedade mais sustentável”.
O prêmio é único no setor e avalia não apenas as ações ambientais nas obras, mas também questões relativas à gestão sustentável, garantia de qualidade e de segurança, combate ao desperdício, medidas para aumento de produtividade e seleção de fornecedores socioambientalmente responsáveis.
Todas as iniciativas das construtoras devem ser comprovados por documentação ou in loco. As empresas serão avaliadas nos seguintes aspectos:
Gestão Sustentável: aspectos relativos a planejamento, certificações e procedimentos, satisfação dos clientes e funcionários, propaganda e marketing responsáveis, responsabilidade socioambiental na cadeia de produção e ações para integração às comunidades carentes;
Responsabilidade ambiental em obra: planejamento, implementação de medidas, qualidade ambiental interna, gerenciamento de resíduos, sustentabilidade de materiais, uso racional da água e de energia;
Respeito à cidadania nos canteiros: Gestão de pessoal, educação e treinamento, saúde e bem-estar, satisfação da comunidade do entorno.
Para Guillermo Guirao, presidente da ITC, distinguir as mais sustentáveis entre as 100 maiores é importante também para disseminar as boas práticas de gestão e de campo para toda a cadeia construtiva. “Será um guia também para os investidores, financiadores e também para os que procuram imóveis”, finaliza.
Como participar?
Para se candidatar ao prêmio, a construtora deve estar listada entre as 100 maiores, em levantamento realizado pela ITC. Além disso, deve apresentar, no momento da inscrição, planilha de avaliação de sustentabilidade preenchida e as comprovações de todos os pré-requisitos:
1- Regularidade jurídico-fiscal através de Inscrição no nível 3 do SICAF – Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores;
2- Ser signatária do Pacto Global da ONU;
3- Não constar das listas de empregadores de trabalho escravo e de trabalho infantil emitidas pelo Ministério do Trabalho;
4- Ausência de processos ambientais, no ano de 2012;
5- Ausência de multa por descumprimento de postura urbana, no ano de 2012;
6- Inexistência de acidentes fatais ou invalidez, incluindo sub-contratados, no ano de 2012;
7- Não ter havido condenação em processo administrativo aberto pela secretaria da receita federal, em 2012;
8- Consciência dos principais impactos socioambientais de sua atuação.
Na segunda fase da análise, a equipe da SustentaX realizará auditorias nos canteiros e solicitará as comprovações documentais correspondentes aos itens da planilha de avaliação de sustentabilidade.
As inscrições são gratuitas e às construtoras candidatas não haverá nenhum custo a ser coberto. O evento de premiação será no dia 06/03/2013 e as construtoras têm até o dia 20/12/2012 para enviar as documentações exigidas.
Mais informações, regulamento e a planilha de avaliação de sustentabilidade estão disponíveis no site: www.PremioITCSustentaX.com.br.
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.