INOVAÇÃO – Tendências para a uso de veículo elétrico no Brasil é tema de pesquisa lançada pelo PROFUTURO/FIA

INOVAÇÃO – Tendências para a uso de veículo elétrico no Brasil é tema de pesquisa lançada pelo PROFUTURO/FIA

Inúmeras são as medidas adotadas atualmente por governos e empresas privadas para a utilização de tecnologias limpas com a finalidade de diminuir o índice de poluição das grandes metrópoles. Alinhado a este objetivo, o Programa de Estudos do Futuro da Fundação Instituto de Administração (PROFUTURO/FIA) lança linha de pesquisa exclusiva que analisará a viabilidade e desenvolvimento da frota de carros elétricos no país.

O projeto, que começou a ser desenvolvido em 2010, já conta com diferentes focos em desenvolvimento para avaliar todos os pontos que envolvem a disseminação da utilização de veículos elétricos no Brasil.

A pesquisa sobre “Introdução de Veículos Elétricos no Tráfego Urbano de São Paulo” conta com o apoio da Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e está analisando os impactos econômicos, sociais e ambientais com a introdução de veículos deste tipo na cidade de São Paulo até a próxima década.

Há também ações em negociação com montadoras, concessionárias de energia e operadores de frotas de automóveis (empresas e órgãos de governo) para a elaboração de estudos e testes de implantação de redes e postos de recarga para as baterias dos veículos elétricos e híbridos.

Para o professor doutor James Wright, coordenador do projeto e do PROFUTURO/FIA, esta linha de pesquisa visa avaliar todos os processos que envolvem a implementação da frota destes automóveis e os ganhos para a sociedade. “Nosso trabalho busca propor e discutir estratégias e políticas, tendo em vista a melhoria do tráfego urbano sob as perspectivas de mobilidade sustentável e de políticas públicas de estímulo ao uso de tecnologias limpas de motorização veicular”, afirma.

O acadêmico complementa que “desenvolvemos recentemente um artigo científico para a revista Future Studies Research Journal Trends and Strategies, sobre as possibilidades de diferentes configurações de modelos e de motorização, além de explorar os diferentes modelos de negócios para o setor”.

Sobre o Profuturo

O Profuturo, que faz parte da FIA, foi criado em 1978 e tem por missão auxiliar empresas e instituições públicas e privadas a aprimorar seus processos de planejamento, para que possam prever e lidar com as transformações do seu ambiente de negócios, aproveitando as oportunidades para construir um futuro desejável. Apoia projetos de estudos prospectivos e desenvolvimento de tecnologia de indústrias e outras organizações. O Programa conta com uma equipe de engenheiros, administradores e economistas, além de especialistas externos como colaboradores e convênios de cooperação com outras instituições.

Sobre a FIA

Eleita por três vezes, desde 2005, como a melhor Escola de Negócios do Brasil, a FIA, um dos mais conceituados e respeitados centros educacionais do País, possui 30 anos de atuação no setor. A Instituição de Ensino Superior (IES), credenciada junto ao MEC (Ministério da Educação), atua em três frentes: ensino, pesquisa e consultoria, capacitando-a para desenvolver estudos e prestar serviços nos mais variados campos de especialização da Administração.

Todos os MBAs oferecidos pela instituição alcançaram credenciamento junto à The Association of MBAs (AMBA), sediada em Londres, que referencia importantes escolas de negócios pelo mundo. Outro reconhecimento relevante foi concedido pelo jornal britânico Financial Times. O MBA Executivo, oferecido pela FIA, ocupa a posição de número 25 no ranking dos melhores MBAs Executivos das Américas, sendo o único MBA brasileiro na classificação elaborada pelo jornal, que destaca, ainda, a qualidade do grupo de alunos: o 6° mais experiente do mundo. Em 2010 a FIA recebeu o prêmio da Revista European CEO como a Escola de negócios mais inovadora da América do Sul.

Mais informações:

Fran Press Assessoria de Imprensa / (11) 3064-4575
André R. Furtado / e-mail: andre@franpress.com.br
Andrea Barbosa / e-mail: andrea.barbosa@franpress.com.br

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?