INOVAÇÃO: Natura lança primeiro produto cosmético com embalagem verde

INOVAÇÃO: Natura lança primeiro produto cosmético com embalagem verde

A Natura disponibilizará no mercado brasileiro, a partir de outubro, o primeiro produto cosmético com embalagem de polietileno verde da Braskem. A novidade chega nos refis de sabonete cremoso para mãos Natura Erva Doce que serão comercializados nas regiões Norte e Nordeste.
A base para a nova embalagem é o polietileno verde da Braskem, produzido a partir da cana-de-açúcar, fonte renovável, que tem como principal vantagem a redução de emissão de gases causadores do efeito estufa (GEE). Essa inovação está alinhada com o compromisso da Natura com a sustentabilidade e faz parte das ações da empresa para reduzir em 33% as emissões relativas até 2011 e 10% até 2012 as emissões absolutas. “Estamos buscando reduzir as emissões em todos os nossos processos – da fabricação da embalagem, a formulação dos produtos até a entrega na casa das nossas Consultoras”, afirma Victor Fernandes, diretor de Ciência & Tecnologia, Ideias e Conceitos da Natura.
Segundo Victor, com a nova embalagem, a redução efetiva na emissão de GEE é 71%, se comparada ao plástico convencional. A utilização de polímeros renováveis é uma tecnologia que está em plena evolução. “O impacto gerado por este tipo de plástico é inferior. Por isso, identificamos esta oportunidade de parceria com a Braskem”, completa Victor. O custo não será repassado ao consumidor.
Marcelo Nunes, diretor do Negócio Biopolímero da Braskem, confirma que “cada tonelada de plástico verde produzido sequestra e fixa até 2,5 toneladas de CO2 que estavam na atmosfera. Assim, colabora com a redução do efeito estufa e do aquecimento global”.
Todas as embalagens Natura que contarem com o polietileno verde em sua produção terão um selo próprio para os consumidores identificarem que aquele plástico emite menos GEE. “As embalagens terão no mínimo 97% de fonte renovável. Estamos atentos para que nossos consumidores e consultores saibam que o produto contém um plástico de fonte renovável”, detalha Guto Pedreira, diretor de unidade de negócios da Natura.
A intenção da empresa é estender a utilização do plástico verde neste tipo de refil para todo o País até o fim de 2011, de acordo com a capacidade produtiva da matéria-prima. “Estamos em constante busca de materiais de baixo impacto ambiental, por isso além desta parceria, serão assinados sete protocolos de intenções com a Braskem que preveem discussões voltadas ao desenvolvimento sustentável das atividades das duas empresas nos âmbitos econômico, ambiental e social”, revela Victor. O programa de pesquisa da Natura para desenvolvimento de materiais de embalagens com menor impacto ambiental conta com apoio financeiro da FINEP, um parceiro importante no fomento à inovação empresarial no Brasil.
Sobre a Natura
A Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta. Criada em 1969 a partir de um laboratório e uma pequena loja em São Paulo, hoje a empresa possui cerca de 6,2 mil colaboradores e registrou no ano de 2009, receita bruta de R$ 5,8 bilhões, um crescimento de 19,3% em relação ao ano anterior. O lucro líquido foi de R$ 683,9 milhões, 32,1% superior ao registrado em 2008. A Natura está presente no Brasil, Argentina, Peru, Chile, México, Colômbia e França – onde mantém uma loja e um centro-satélite de pesquisa e tecnologia. Na Bolívia, Guatemala, Honduras e El Salvador atua por meio de distribuidores. Sua força de vendas é formada por mais 1 milhão de consultoras, sendo 885 mil no Brasil e 170 mil no exterior.
Sobre a Braskem
A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 29 plantas industriais distribuídas pelo Brasil e Estados Unidos, a empresa produz anualmente mais de 15 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Acesse www.braskem.com.br.
Mais informações:
www.natura.net
www.braskem.com.br/plasticoverde.
Contatos para imprensa:
Natura
Jorge Lisauskas – [email protected] – (11) 3594-0323
Rocheli Diorio – [email protected] – (11) 3594-0327
Fabio Hyppolito – [email protected] – (11) 3594-0303
Braskem
Fernanda Zanichelli [email protected] (11) 3082-3077
Marcelo Xavier [email protected] (11) 3576-9099 / (11) 8238-6948

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?