Quem caminha pelos pisos brilhantes de shoppings, supermercados, bancos, aeroportos, prédios públicos e escolas não percebe o impacto que a utilização de produtos de limpeza causa ao meio ambiente. Atenta a esse aspecto, uma empresa gaúcha passou a utilizar nos serviços de higienização apenas um detergente, que pode substituir até 10 produtos, oferece economia aos clientes e colabora com a natureza.
A AST Facilities, maior empresa de mão-de-obra temporária do Rio Grande do Sul, ingressou em setembro de 2009 no mercado de terceirização com foco no serviço de limpeza, e encontrou no Super Green uma maneira econômica, inovadora e sustentável para limpar pisos industriais, banheiros, vestiários, paredes, vidros, mesas, metais, entre outros. O detergente atua como poderoso limpador que elimina as bactérias do ambiente e inibe o desenvolvimento de novas colônias. É biodegradável, possui 85% de matérias primas naturais e diminui consideravelmente o uso da água no processo de lavagem, pois permite que o ambiente seja limpo somente com um pano seco durante 15 dias após sua aplicação. De quebra, o colaborador pode trabalhar usando apenas um borrifador e um pano, o que evita o transporte de carrinhos cheios de embalagens.
Para o diretor da AST Facilities, Flávio Nascente dos Santos, a medida garante ainda mais a profissionalização do setor de limpeza. “É dever das empresas criar soluções efetivas para não agredir o meio ambiente. Nossa preocupação é prestar um serviço extremamente profissional, que ofereça melhores qualidades para o ambiente de trabalho e fomente maior produção por parte dos colaboradores”, enfatiza.
O Super Green tem na sua fórmula triclozan, com ação bactericida (eliminação), e benzoisotiazolinona, com foco bacteriostático (combate). A utilização do produto é fruto de uma parceria exclusiva com a Br Supply, uma das maiores empresas de fornecimento de suprimentos corporativos do Estado.
Uniformes
Outro aspecto que prioriza o uso racional da água são os uniformes dos colaboradores. Feitos de um tecido especial desenvolvido para a empresa, secam em no máximo duas horas, são mais leves e confortáveis. “Consigo lavar em casa e seca antes das outras roupas que tenho”, comenta a auxiliar de limpeza Lurdes Teresinha Dutra, que aprovou o uso do uniforme, principalmente no verão. “Antes a gente passava muito calor com aquelas roupas mais pesadas. Com esse fica mais fácil de trabalhar, é mais leve”.
Sobre a AST Facilities
Com faturamento anual de R$ 35 milhões, a AST Facilities tem 11 anos de mercado e 142 clientes ativos em seis estados brasileiros. É a maior empresa de mão-de-obra temporária do Rio Grande do Sul e atua nas áreas de limpeza e higienização, conservação de áreas externas, serviços administrativos e contratação de temporários e efetivos. Recentemente, conquistou quatro novos contratos: Dado Bier, Ziemann Liess, Metasa e BS Bios. Dirigida por Flávio Nascente dos Santos, que também é diretor de expansão Regional da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), a AST Facilities já conquistou dois prêmio públicos: Top Ser Humano ABRH-RS, da Associação Brasileira de Recursos Humanos, e Prêmio ESARH 30 Anos, do Encontro Sul-Americano de Recursos Humano.
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.