INOVAÇÃO: BASF apresenta a primeira Casa de Eficiência Energética na América do Sul

INOVAÇÃO: BASF apresenta a primeira Casa de Eficiência Energética na América do Sul

A BASF, empresa química líder mundial, apresenta sua primeira Casa de Eficiência Energética (CasaE) na América do Sul, localizada na fábrica de Tortuguitas, Argentina.
A CasaE reúne em um único espaço tecnologias que atendem as demandas das megatendências. A casa traz um amplo leque de soluções inovadoras aplicadas ao conceito de uma residência considerada eficiente, que contribuem para a sustentabilidade, sem perder de vista a decoração e o design.
O mercado da construção é uma área estratégica para o crescimento da empresa nos próximos 10 anos, que investiu aproximadamente 1 milhão de euros no desenvolvimento do projeto e na estratégia de lançamento, com o objetivo de promover uma nova cultura construtiva na região. Para fazê-lo, desenvolve soluções para atender a demanda do mercado da construção, por meio de três pilares de vanguarda: eficiência energética, materiais de alta performance e design & decoração.
A CasaE possui uma área coberta de aproximadamente 200 metros quadrados, em dois andares. Apresenta diversas soluções tecnológicas de avançada tecnologia com materiais inovadores como plásticos celulares, poliuretanos, químicos para a construção, tintas imobiliárias e pigmentos especiais de última geração. Devido a estas soluções e ao eficiente isolamento térmico obtido, é possível economizar aproximadamente 70% de toda a energia necessária para seu funcionamento.
As tecnologias aplicadas na CasaE oferecem às empresas construtoras, aos desenvolvedores e aos arquitetos a possibilidade de analisar diferentes modos de projetar prédios ou casas sustentáveis, e com custos competitivos em relação à construção tradicional. Estas soluções asseguram edificações resistentes e eficientes quanto ao consumo diário de energia.
Localizada na unidade produtiva da BASF em Tortuguitas, a CasaE foi construída em parceria com as empresas Rehau, Stieglitz e Veka e contou com o patrocínio da Concepto&Luz, FV Ferrum, Grupo Estisol, Knauf, Leval, LG e Manifesto.
Para a construção da primeira Casa de Eficiência Energética da BASF na América do Sul, foram implementadas diversas soluções e inovações para ajudar a reduzir o consumo de energia e emissão de CO2. A CasaE conta com as seguintes soluções baseadas em cada um dos pilares da construção sustentável:
Materiais de Alto Desempenho
Em toda a CasaE foram utilizados produtos auxiliares para construção da BASF, tais como: impermeabilizantes, âncoras, argamassas, rejuntes, colas, primers e aditivos para concreto.
O acabamento exterior é feito com sistema de fachada Senergy® da BASF, composto por uma argamassa de cimento, uma malha de fibra de vidro e um acabamento texturizado em cor.
As paredes exteriores da sala polivalente (SUM) são construídas com o sistema ICF (Insulated Concrete Form). São blocos pré-moldados (pelo Grupo Estisol) de poliestireno expandido de última geração (Neopor® da BASF) preenchidos com concreto, alvenaria e estrutura de isolamento térmico 3 em 1.
Os telhados são impermeabilizados com membrana de poliuretano impermeável líquido (Soneborn® da BASF).
As estruturas do telhado são laminados de madeira de reflorestamento.
O revestimento interno é de gesso (Knauf) montado em estrutura leve de aço galvanizado ou com massas especiais.
A estrutura dos andares, assim como a do salão principal, é de pisos arquitetônicos a base de poliuretano da BASF.
O mezanino é composto de vigas pré-moldadas e blocos de EPS, e o piso é de concreto aliviado com  EPS.
Eficiência Energética
As paredes do edifício principal contam com isolamento térmico exterior (EIFS) com placas de EPS – poliestireno expandido de última geração (Neopor® da BASF).
Os telhados têm um maior isolamento térmico devido a um teto “invertido” de espuma rígida de poliuretano projetado e uma camada de drenagem de membrana geotêxtil.
As paredes exteriores da sala polivalente (SUM) são construídas com o sistema ICF (Insulated Concrete Form). São blocos pré-moldados (pelo Grupo Estisol) de poliestireno expandido de última geração (Neopor® da BASF) preenchido com concreto, alvenaria e estrutura de isolamento térmico 3 em 1.
O telhado da sala é feito com painéis tipo ‘sanduíche’, com a base de espuma rígida de poliuretano (Elastopor® da BASF), e coberto com chapas de aço galvanizado pré-pintadas com pigmentos frios, que reduzem a absorção de radiação solar (Paliogen Black® e Sicopal Black® produzidos pela BASF).
O mezanino é estruturado com vigas e lajes pré-moldadas e blocos de EPS, e o piso é revestido com concreto aditivado.
No teto estão instalados coletores solares planos para aquecimento da água para uso nos  sanitários e  para o sistema de calefação através do piso. A água quente usada em toda a casa é aquecida por meio destas placas solares.
Todas as aberturas da casa possuem um sistema múltiplo de vidros herméticos (de Veka) e a carpintaria é preenchida com Neopor® da BASF. No caso das aberturas no piso térreo, existe um sistema duplo de vidro à prova de água DVH, o que reflete grande parte da radiação solar no verão e no inverno diminui as perdas. E no andar superior foram utilizadas aberturas de vidro triplo.
A recuperação do sistema de águas pluviais Rehau é utilizada para lavar roupas, para irrigação e saneamento, o que reduz a necessidade de utilização de água potável.
A casa também conta com um sistema de filtragem de ar e ventilação para a renovação e climatização dos ambientes, por meio de uma rede de tubos enterrados com forro de PVC anti-bacterianos.
Em situações de calor extremo, a casa conta com um sistema de ar-condicionado do modelo “inverter” (da LG). Ele é constituído por um único condensador central e diversos evaporadores controlados de maneira inteligente.
Design e Decoração:
Todo o interior é pintado com a tinta Casablanca® da BASF. Essas tintas são à base de água, com teor mínimo de solvente, compatíveis com o meio ambiente e livres de odor.
O acabamento exterior é feito com sistema de fachada Senergy® da BASF, composto por uma argamassa de cimento, uma malha de fibra de vidro e um acabamento texturizado com a cor.
Os pisos térreos são pisos arquitetônicos de resina poliuretânica elástica e da linha autonivelante MASTERTOP® da BASF, única no país. Abaixo deste acabamento há um sistema de laje.
Parte do teto é forrada de placas de gesso perfuradas da Knauf, com um absorvente acústico à prova de fogo (Basotect® da BASF), que reduz o tempo de reverberação, melhorando o conforto acústico.
As cortinas e placas decorativas são da Leval (Hunter Douglas) e o mobiliário da Manifesto.
Os equipamentos eletrônicos e ar-condicionado são da LG.
A iluminação da casa toda é da Concepto y Luz (sendo a maioria das lâmpadas fluorescentes e LED).
Os artefatos sanitários são da Ferrum e torneiras da FV, que contam com redutores de fluxo por meio de aeradores, permitindo redução de consumo.
Mais informações:
María Victoria Paz [email protected]
Florencia Lamponi [email protected]
5031.1300

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?