INICIATIVA – HP Brasil anuncia expansão dos programas de sustentabilidade ambiental no varejo

INICIATIVA – HP Brasil anuncia expansão dos programas de sustentabilidade ambiental no varejo

A HP Brasil promoveu na manhã de ontem (27/06), o “Fórum Pró-sustentabilidade, antipirataria” para debater sobre o mercado de sustentabilidade ambiental, pirataria e apresentar novas ações da marca para esses segmentos. O Fórum reforça o espírito ético e legal da HP e destaca os recursos disponibilizados pela empresa para que os clientes possam se prevenir contra os suprimentos falsos. Além disso, o evento conta com a presença do FNCP (Fórum Nacional de Combate a Pirataria).

“A HP desenvolveu esse evento como uma forma de educação aos consumidores para que saibam diferenciar um produto original de um produto falsificado. Além disso, queremos difundir os nossos programas de sustentabilidade e mostrar para as pessoas cada vez mais como nos preocupamos com o meio ambiente” diz Claudio Raupp, vice-presidente da área de PPS da HP Brasil.

Iniciativas antipirataria

A falsificação de cartuchos de toner e tinta tem dinâmica similar à da falsificação de remédios, uma vez que os consumidores pagam preços de produto original ou muito próximos a isso, enquanto levam um produto remanufaturado em condições precárias, afetando os consumidores, os canais revendedores e a imagem da marca HP.

Para enfrentar esta situação, a empresa lançou uma série de ferramentas que protegem todos os usuários, como por exemplo: HP Autenticação móvel (ferramenta móvel de verificação da autenticidade de cartuchos originais HP por leitura de QR code) e funcionalidade que permite ao usuário verificar se os cartuchos que está usando são originais.

“Embora a prevenção seja a melhor maneira de evitar ser vítima desta fraude, com a HP Autenticação móvel ajudamos os nossos usuários a evitar que sejam enganados. Não é justo pagarmos por um produto de alta qualidade e recebermos em troca um produto falsificado”, adicionou Gerardo Costes, gerente de comunicação de mercado para o grupo de imagem e impressão da HP para a América Latina.

HP Autenticação móvel é mais uma das medidas de segurança incluídas nas etiquetas de segurança, o que constitui uma evolução dos selos passados que também possuíam características holográficas.

Entre os benefícios da autenticação móvel está a simplicidade de uso, porque apenas com um aplicativo de leitura de códigos QR no celular ou tablet qualquer pessoa pode verificar a autenticidade do cartucho de tinta ou toner original da HP antes de adquiri-lo, ou em casa, antes de abrir a embalagem, o consumidor pode verificar rapidamente se o produto é original. Se não puder digitalizar códigos QR, poderá validar o seu cartucho inserindo o número de série da nova etiqueta de segurança utilizando o site Autenticação móvel da HP, que se encontra impresso na etiqueta.

Outra medida de prevenção é a inspeção física do produto. Se ele apresentar derramamentos, se aparentar ter sido aberto anteriormente ou tiver resíduos de adesivo, há indícios de ser um produto falsificado.

São incontáveis as perdas que as empresas locais têm ao comprar produtos “originais” quando na verdade receberam mercadoria falsa. A falsificação no setor de abastecimento de impressão tem um impacto global de US$ 3 milhões de dólares anuais no setor de produção da impressão. Ao mesmo tempo, se perdem 2,5 milhões de postos de trabalho e mais de US$ 150 milhões em cobrança fiscal como consequência de atividades de falsificação somente em economias do G20.

“O alvo da pirataria somos todos nós: lojas, empresas privadas e consumidores em geral. Qualquer pessoa pode pensar que está comprando um produto original, quando na verdade não está”, mencionou Gerardo Costes, gerente de comunicação de mercado para o grupo de imagem e impressão da HP para a América Latina. “Perante esta situação, na HP, queremos ajudar os nossos clientes a distinguir um produto original de um produto falsificado para evitar que sejam enganados. Foi por isso que decidimos utilizar todas as ferramentas tecnológicas ao nosso alcance para combater a pirataria”.

Sustentabilidade Ambiental HP Brasil

A Sustentabilidade Ambiental na HP está diretamente ligada à forma como a companhia conduz seus valores e seus negócios desde sua fundação. Seu compromisso promove a liderança pelo exemplo e inclui a tecnologia como solução para a redução de impactos ambientais de suas operações e de seus clientes.

A HP busca conservar mais do que consome e implementa esta diretriz em suas operações, em seu portfólio de produtos e em suas parcerias, na redução de seu impacto ambiental e para contribuir para que seus clientes sejam mais eficientes e adotem processos e comportamentos mais sustentáveis. Dentre suas iniciativas, a HP direciona seus objetivos para uma cadeia sustentável, desde a fabricação de seus produtos à reciclagem e reinserção de matérias primas reciclada em novos produtos HP.

Por meio de seu Programa de Reciclagem, a HP atende a todos os modelos do seu portfólio de produtos através da infraestrutura de logística reversa, estrategicamente distribuída em todo o território nacional. A HP Brasil, já reconhecida e líder no recolhimento de toners na América Latina, agora anuncia a ampliação do seu Programa de Reciclagem HP Planet Partners para cartuchos HP, através de parcerias no varejo no Brasil.

A partir de hoje, os clientes HP podem escolher descartar seus cartuchos HP vazios para o Programa de Reciclagem HP Planet Partners através dos Ecobins instalados em diversas lojas HP Store, Kalunga e Livraria Saraiva e em breve, lojas do Carrefour também contarão com esta facilidade para os consumidores.

Os cartuchos HP recebidos por meio do Programa de Reciclagem HP Planet Partners, são processados no Centro de Reciclagem de Cartuchos da HP, localizado no interior de São Paulo, e transforma a matéria prima reciclada dos seus próprios cartuchos, em até 70% do material plástico que compõe novos cartuchos e até 50% em novas impressoras HP, fabricadas no país.

Até 2011, produzimos mais de 1.3 bilhão de cartuchos e toners HP com material proveniente do nosso processo de reciclagem na gestão total do ciclo de vida.

Em um ano, o processo de reciclagem dos cartuchos HP reduziu 1.7 milhões de litros de CO2, economizou 69% de água, diminuiu 33% de pegada de carbono e 62% de combustível fóssil sobre manufatura, transporte e reciclagem, além de 160 Milhões de cartuchos ficarem fora de aterros. Este ano, os Cartuchos Originais HP e todo o seu ciclo sustentável de fabricação e reciclagem, incluindo seus atributos verdes, foram eleitos o produto mais sustentável do Brasil pelos clientes no Prêmio Greenbest 2012.

“O Programa de Reciclagem HP Planet Partners destaca o diferencial sustentável dos Cartuchos Originais HP no mercado brasileiro, reforça o posicionamento competitivo do produto e da própria HP na promoção do consumo consciente para nossos clientes reduzirem seus impactos ambientais no planeta”, salienta o diretor de operações e de sustentabilidade ambiental da HP Brasil, Kami Saidi. Acompanhe as novidades da HP em tempo real: www.twitter.com/hpnoticias e www.facebook.com/HPBrasil.

HP Brasil disponibiliza novos coletores de cartuchos em todo o País

Com o lançamento do Fórum “Pró-sustentabilidade, antipirataria” a HP Brasil amplia o Programa de Reciclagem HP Planet Partners para reciclar cartuchos HP por meio de parcerias estratégicas no varejo em todo o Brasil. O objetivo é estimular e facilitar a participação dos clientes no descarte sustentável dos cartuchos HP.

O Fórum difunde os programas de sustentabilidade ambiental da Companhia e compartilha com clientes como a HP Brasil e seus parceiros se preocupam e atuam em prol do meio ambiente. Além disso, oferece uma nova forma de educação aos consumidores para que saibam diferenciar um produto original de um produto falsificado.

Os clientes encontrarão Ecobins para descarte dos cartuchos HP em todas as HP Stores e diversas lojas Kalunga e Livraria Saraiva e em breve, lojas do Carrefour também contarão com esta facilidade para o público.

Segundo Hoslei Pimenta, diretor Comercial da Kalunga, o programa de recolhecimento de cartuchos HP nas unidades da rede amplia as possibilidades para o consumidor amenizar os impactos no meio ambiente, além de atender a demanda daqueles que buscam a comodidade e agilidade na troca de cartuchos.

“Queremos contribuir para um melhor destino desses materiais que necessitam ser reciclados. Este conjunto de fatores nos leva a visionar boas expectativas, já que acreditamos que a aceitação do nosso consumidor será grande”, garante o executivo.

“A Saraiva já promove e apoia diversas iniciativas com foco em Sustentabilidade. E o Programa de Recolhimento de Cartuchos HP vai ao encontro do que já temos feito nesse sentido. Por isso, além de recebermos os coletores dos cartuchos de tinta na rede de lojas, divulgamos esta ação em uma página especial publicada em nosso site de e-commerce. Acreditamos que iniciativas como essa façam a diferença”, diz Marcílio Pousada, diretor-presidente da Livraria Saraiva.

“Essa aliança estratégica com parceiros no varejo confirma nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental e disponibiliza aos nossos clientes e consumidores de produtos HP um novo meio de fazer parte da mudança positiva que o cenário atual do mundo requer. Essa parceria é uma ferramenta fundamental para nossa logística reversa e para que nós consigamos fechar nosso elo sustentável”, salienta Kami Saidi, diretor de Operações e Sustentabilidade Ambiental da HP Brasil.

Dentre as iniciativas, a HP direciona seus objetivos para uma cadeia sustentável, desde a fabricação de produtos à reciclagem e reinserção de matérias-primas recicladas em novos produtos HP. Os cartuchos HP recebidos através do HP Planet Partners são processados no Centro de Reciclagem de Cartuchos da HP, localizado no interior de São Paulo, no Brasil, e transformados em matéria-prima reciclada dos seus próprios cartuchos, em até 70% do material plástico que compõe novos cartuchos e até 50% em novas impressoras HP, fabricadas no país.

Até 2011, através do Programa de Reciclagem HP Planet Partners, a HP produziu mais de 1.3 bilhão de cartuchos e toners HP com material proveniente do nosso processo de reciclagem na gestão total do ciclo de vida. Em um ano, o processo de reciclagem dos cartuchos HP reduziu 1.7 milhões de litros de CO2, economizou 69% de água, diminuiu 33% de pegada de carbono e 62% de combustível fóssil sobre manufatura, transporte e reciclagem, além de 160 Milhões de cartuchos ficarem fora de aterros.

Este ano, os Cartuchos Originais HP e todo o seu ciclo sustentável de fabricação e reciclagem, incluindo seus atributos verdes, foram eleitos o produto mais sustentável do Brasil pelos clientes no Prêmio Greenbest 2012.

A Sustentabilidade Ambiental na HP está diretamente ligada à forma como a HP conduz seus valores e seus negócios desde sua fundação. Com o Programa de Reciclagem HP Planet Partners, a HP destaca o diferencial sustentável dos Cartuchos HP no mercado brasileiro, reforçando o posicionamento competitivo do produto e da própria HP na promoção do consumo consciente para que seus clientes também possam reduzir seus impactos ambientais no planeta.

Sobre a HP

A HP cria novas possibilidades para que a tecnologia tenha um impacto significativo nas pessoas, nas empresas, nos governos e na sociedade. A HP, a maior empresa de tecnologia do mundo, oferece um portfólio de produtos que abrange impressão, computadores pessoais, software, serviços e infraestrutura de TI para resolver os problemas dos clientes. A informação adicional sobre a HP (NYSE: HPQ) está disponível em www.hp.com.

Sobre a Kalunga

Fundada há 40 anos, a Kalunga é a maior distribuidora de suprimentos para escritório, informática e papelaria do País. Ao longo de sua trajetória, a empresa se modernizou, adotou tecnologias de ponta e novas linhas de produtos foram agregadas ao seu portfólio. Hoje, com mais de 80 lojas distribuídas por São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Distrito Federal, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a empresa oferece quase 10 mil itens que podem ser adquiridos nas lojas físicas, loja virtual e televendas. Com dois Centros de Distribuição, a empresa atende pedidos de qualquer parte do País.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?