A Anglo American promove no dia 2 de setembro a inauguração de duas Estações de Tratamento de Água (ETA) instaladas no distrito de Catuné, no município mineiro de Tombos. A partir do dia 24 deste mês, os moradores do distrito de Água Santa de Minas, também em Tombos, passarão a contar com a água oriunda da terceira Estação de Tratamento instalada no município.
As ETA’s foram doadas pela Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil, da Anglo American, que implanta na região o mineroduto do Projeto Minas-Rio. A empresa também investe na construção de mais três sistemas de tratamento de água, sendo um em Porciúncula (RJ) e dois em Natividade (RJ). Para a construção das seis ETA’s, a Anglo American investiu US$ 230 mil, e esse projeto irá beneficiar cerca de 5.000 pessoas nos três municípios.
A ETA do distrito de Querendo, em Natividade, será inaugurada no dia 7 de setembro. As demais já estão concluídas e encontram-se em fase de testes para, em breve, serem inauguradas.
Essa ação, promovida em parceria com as prefeituras, é resultado de uma consulta à comunidade onde foram detectadas quais seriam as necessidades mais urgentes da população.
“Os distritos beneficiados nestes municípios são formados basicamente por pequenos produtores, aposentados, e pessoas de baixa renda, que nunca tiveram água tratada e, por isso, a empresa achou por bem investir nessa demanda prioritária da comunidade que irá promover o desenvolvimento social acompanhado por um grande benefício ambiental,” comenta Maurício Martins, Gerente de Desenvolvimento Social da Anglo American.
Os equipamentos instalados têm a capacidade de tratar três litros de água por segundo. Além disso, a empresa tem o cuidado de, com base em normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), seguir as regras de potabilidade. A empresa oferecerá ainda suporte técnico durante três meses para treinamento de pessoal e funcionamento de todas as estações, garantindo assim maior eficiência dos equipamentos e água mais limpa.
Em reconhecimento à importância do projeto, a Anglo American foi homenageada pela Câmara dos Vereadores de Tombos, recebendo uma moção de aplausos, e também pela prefeitura do município, com uma placa de agradecimento em nome do prefeito.
Sobre a Anglo American
A Anglo American é uma das maiores companhias de mineração do mundo, com sede no Reino Unido e listada nas bolsas de valores de Londres e Joanesburgo. O portfólio do Grupo abrange empresas de mineração de metais preciosos e minerais (a empresa é líder global em platina e diamantes); metais básicos (cobre e níquel); e outras commodities (minério de ferro, carvão metalúrgico e carvão térmico).
A Anglo American está comprometida com os mais altos padrões de segurança e responsabilidade em todas as suas atividades comerciais e localizações e em fazer uma diferença sustentável no desenvolvimento das comunidades ao redor das áreas de operação. As operações de mineração da empresa e os seus extensivos projetos de crescimento estão localizados no sul da África, América do Sul, Austrália, América do Norte e Ásia.
Principal projeto mundial da Anglo American no mundo, o Minas-Rio está em fase de licenciamento ambiental e implantação. A empresa investe cerca de US$ 5 bilhões para atingir a capacidade de produção de 26,5 milhões de toneladas anuais de minério de ferro e abastecer o mercado externo a partir de 2013.
O Projeto Minas-Rio inclui uma mina de minério de ferro e unidade de beneficiamento em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, em Minas Gerais; o maior mineroduto do mundo com 525 km de extensão e que atravessa 32 municípios mineiros e fluminenses; e o terminal de minério de ferro do Porto de Açu, no qual a Anglo American é parceira da LLX com 49% de participação, localizado em São João de Barra (RJ).
Mais informações:
Link Comunicação
Karen Gobbatto: (31) 2126-8057
[email protected]
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.