INCLUSÃO – Alfabetização digital

INCLUSÃO – Alfabetização digital

Projeto leva aprendizado de informática para canteiros de obras
Em meio a britadeiras, andaimes, materiais de construção – computadores com acesso a internet. Essa é a novidade trazida pelo Caia na rede, projeto desenvolvido pela Odebrecht, Microsoft Brasil e Dell Computadores que realizará cursos de informática dentro dos canteiros de obras.
Esse acordo de cooperação, anunciado na última segunda-feira, visa alfabetização digital no segmento de construção, em que 6% das pessoas utilizam computador e apenas 3,5% tem acesso à internet, segundo o Centro de Estudos sobre Tecnologia da Informação e da Comunicação.
Ao todo, serão capacitadas 22.500 pessoas, sendo 10.000 trabalhadores de obras de infraestrutura realizadas pela Odebrecht em todo o país. Outros 10.000 são moradores das comunidades do entorno desses empreendimentos. As demais vagas serão destinadas a crianças e adolescentes (1.100) e representantes da comunidade (1.400) no Baixo Sul da Bahia, uma das regiões mais carentes deste estado.
A capacitação da comunidade visa à continuidade do projeto para que o conhecimento e infraestrutura possam ser transferidos aos moradores, uma vez que as obras têm caráter temporário.  A escolha pelo Baixo Sul, especificamente, está alinhada a estratégia da Fundação Odebrecht, que tem a região como foco para seus projetos sociais e ambientais. O objetivo é oferecer condições de formação para os jovens, fomentando o empreendedorismo e desenvolvimento local e com isso contribuir com a fixação do homem no campo.
Juntas as empresas investirão cerca de R$ 1,2 milhão na iniciativa. As salas de aulas, implementadas pela Odebrecht, contarão com 215 computadores, disponibilizados pela Dell. A Microsof Brasil, por sua vez, oferecerá as 800 licenças de Windows Vista e Office, além da metodologia de capacitação. A iniciativa conta ainda com o apoio da Oi, que possibilitará a conexão de internet banda larga via satélite nas áreas mais distantes. Como primeiro passo para a viabilização do projeto, os primeiros computadores da Dell começarão a ser entregues já na próxima semana.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?