II Workshop Residência Sustentável

II Workshop Residência Sustentável

Após 3 meses de estudos, Cilene Monteiro Lupi Studio (Arquiteta), Casa de Projetos (Paisagismo), Giacometti Projetos (Elétrica e Hidráulica), LFB Engenharia (Climatização), Marbie Systems (Automação), Proassp Assessoria e Projetos (Impermeabilização), Sociedade Feng Shui (Harmonização Ambiental) e SustentaX (Sustentabilidade) apresentam as soluções para a transformação de um apartamento cobertura em uma moradia sustentável no próximo dia 17 de junho, durante o II Workshop Residência Sustentável.
Entre os desafios estão as questões de consumo de energia e água, paisagismo, iluminação, climatização, automação e também a harmonização ambiental. “As soluções trarão além de economia, salubridade aos ambientes, qualidade de vida e conforto”, explica Paola Figueiredo, vice-presidente executiva do Grupo SustentaX e idealizadora do projeto.
O propósito do projeto Residência Sustentável é contribuir para a disseminação do tema sustentabilidade de forma prática em um nível em que as pessoas poderão identificar maior interação com as ações que serão desenvolvidas e que poderão ser adaptadas e replicadas no seu dia a dia.
Até agora, o público em geral tem confundido sustentabilidade com ecologia. Ecologia está ligada ao foco exclusivamente de preservação ambiental enquanto que a sustentabilidade requer que haja um equilíbrio entre o retorno financeiro e a minimização dos impactos socioambientais, incluindo a saúde das pessoas.
Nesse campo da sustentabilidade em edificações muito se tem falado dos prédios comerciais que têm recebido certificações, deixando o público sem compreender como a sustentabilidade pode fazer parte de seus projetos de reformas, arquitetura de interiores e decoração.
Assim, as grandes novidades deste projeto são demonstrar que:
1) Para incorporar sustentabilidade em sua casa não é necessário criar um “efeito floresta” com excesso de plantas, montar ambientes rústicos (tipo “salon de faroeste”), ter uma decoração primitiva com tocos de madeira e que, ao mesmo tempo, não há a menor necessidade de se abrir mão de conforto e de beleza;
2) Já temos hoje em nosso País profissionais de todas as áreas (arquitetura, elétrica, hidráulica, paisagismo, harmonização ambiental…) capazes de conceber e implantar projetos Residenciais Sustentáveis;
3) Já temos produtos de qualidade, que são produzidos e distribuídos com responsabilidade socioambiental e que apresentam índices de toxidade abaixo dos limites impostos pelas normas internacionais;
4) É possível conciliar Feng Shui com sustentabilidade.
O projeto Residência Sustentável é um trabalho inédito de todos os profissionais e empresas participantes no sentido de desmistificar o conceito de sustentabilidade aplicado à moradias demonstrando, passo-a-passo, como é plenamente possível se reformar e decorar um apartamento, seguindo critérios de sustentabilidade reconhecidos internacionalmente.
Serviço:
II Workshop Residência Sustentável
dia 17/06/2010
das das 9h às 12h
Local: Av. Brig. Luiz Antônio, 2344, 9º andar
São Paulo, SP
Confirmação de presença:
[email protected]
Mais informações:
Janaína S. e Silva
Assessora de Relações Institucionais
11 3062-5031/ 8281-1562
[email protected]
www.residenciasustentavel.com.br

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?