Mantendo-se na vanguarda do setor de turismo, a CVC Corp, maior operadora do segmento no país, apresentou, no dia 24 de maio, uma ousada e ambiciosa estratégia de sustentabilidade que traz compromissos públicos que vão permear suas ações até o ano de 2030.
Batizado de REprograma CVC Corp, o projeto é resultado de quase um ano de estudos de tendências, cenários globais e das externalidades do turismo coordenado pela Ideia Sustentável, que há mais de 20 anos contribuiu para construção e implementação de estratégias de sustentabilidade no negócio de mais de 350 empresas.
O novo plano de sustentabilidade apresenta diretrizes alinhadas às tendências globais em turismo sustentável e compromissos de gestão que terão impacto positivo em toda a cadeia de valor da companhia, com o intuito de fortalecer o seu protagonismo no setor.
O REprograma CVC Corp estabelece quatro diretrizes de sustentabilidade:
REduzir pegada: com objetivo futuro focado na redução da poluição, da pegada de carbono e a melhor utilização dos recursos naturais, por meio da conscientização de stakeholders e das melhores práticas de viagem, ao longo da cadeia de valor. Uma das ações criadas para promover essa melhor gestão ambiental é o Padrão CVC de Sustentabilidade, que definirá boas práticas para serem implantadas na operação interna da companhia e, no futuro, compartilhadas com suas Franquias e parceiros de negócios, como Receptivos e Operadores de Turismo (hotelaria, locadoras, etc.), com o objetivo de reduzir impactos adversos e ampliar impactos positivos.
REgenerar destinos e comunidades: tem como foco o respeito, a valorização, a conservação e a regeneração da biodiversidade. Também visa a geração de valor econômico por meio da valorização da vocação local dos destinos e de relações prósperas, justas e decentes com as comunidades anfitriãs. Isso se dará por meio da criação do Instituto CVC, que atuará em prol da biodiversidade dos biomas brasileiros, e do estímulo ao turismo de impacto positivo, que, na visão de futuro da companhia, irá promover uma experiência de viagem respeitosa, em harmonia com o meio ambiente e que valoriza a cultura e o patrimônio local, ressignificando a relação entre o cliente e o destino.
REspeitar diversidades: com o intuito de promover a não-discriminação e a valorização de um ambiente mais plural e diverso, com foco especial para a ampliação da diversidade na companhia. Inclusão e acessibilidade também contemplam essa diretriz, que ainda traz oportunidades para ampliar a valorização da riqueza da multiculturalidade e dos patrimônios nos locais e comunidades com as quais a companhia mantém relacionamento. Para dar início a essa jornada, a CVC Corp está lançando o seu Programa Interno de Diversidade, com metas já traçadas até 2023.
REeducar públicos: forma como a companhia pretende atuar para sensibilizar, conscientizar e engajar parceiros, clientes, comunidades e colaboradores na jornada por um turismo mais sustentável. Disseminando os compromissos com o Desenvolvimento Sustentável de forma transparente, apropriada e empática a cada público. A companhia já inicia engajando de forma direta dois desses públicos: os colaboradores, com uma Trilha de Aprendizagem em Sustentabilidade e outra específica de Diversidade, ambas disponibilizadas online na Universidade Corporativa; e os clientes, com o lançamento do Guia do Viajante Consciente.
As 4 diretrizes estratégicas do REprograma CVC Corp estão alinhadas também com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com destaque para o ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico e para o ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis, em linha com a Agenda 2030 do Pacto Global da ONU (plano de ação global para transformar radicalmente o futuro das pessoas e do planeta).
Confira os compromissos de sustentabilidade da CVC Corp até 2030:
Confira, abaixo, outros conteúdos relacionados ao lançamento do REPrograma CVC Corp:
Gostou dessa notícia? Quer saber como a sua empresa pode ter seus conteúdos publicados em nossas plataformas? Clique aqui.
Buscando soluções ESG para o seu negócio? Clique aqui.
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.