Gestores de logística aprovam nova Política Nacional de Resíduos Sólidos

Gestores de logística aprovam nova Política Nacional de Resíduos Sólidos

Gestores de logística avaliam positivamente a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, lei 12305), sancionada em 2010 pelo Governo Federal. Segundo pesquisa da Amcham (Câmara Americana de Comércio) feita com executivos de empresas do segmento e com gestores de logística de companhias diversas, 100% dos entrevistados consideram fundamental a lei que visa regular o encaminhamento de lixo e resíduos no país.

Apesar da percepção positiva, 39% dos entrevistados afirmam que a nova legislação ainda é muito genérica e apontam a necessidade de um maior detalhamento das determinações (processo em andamento no Ministério do Meio Ambiente). Dos consultados pela Amcham, 40% indicam que a PNRS tem exigências que implicarão altos custos para seu cumprimento e 44% sugerem que ela deveria ser objeto de uma política de incentivo do Governo Federal.

O levantamento – realizado com 28 representantes de empresas associadas à Amcham em São Paulo durante comitê de Logística da entidade no último dia 15 de abril – identificou ainda as expectativas quanto à regulamentação da PNRS. A grande maioria (73%) acredita que a regulamentação se dará durante a gestão Dilma Rousseff; 15% preveem que ocorrerá ainda neste ano; 29%, em 2012; e para outros 29%, somente na segunda metade do mandato. Já um grupo de 11% aposta na regulamentação somente no próximo governo.

O comitê de Logística

O comitê de Logística da Amcham-São Paulo reúne empresas e gestores de Logística de grandes, médias e pequenas companhias. Nas reuniões, são debatidos temas atuais sobre a matéria e opções de atuação, com o objetivo de trocar experiências e promover o desenvolvimento da atividade.

No encontro do dia 15 de abril de 2011, ocasião em que foi aplicada a pesquisa, foi discutido o tema “Lei Nacional de Resíduos Sólidos x Logística Reversa”. A reunião contou com palestra de Roberto Padua Cosini, sócio da área Ambiental do escritório Miguel Neto Advogados Associados, e Rafael Vieira, gerente de Logística para América Latina da Syngenta.
Mais informações: www.amcham.com.br

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?