GESTÃO RESPONSÁVEL – Relatório de sustentabilidade garante à Cosil permanência no Pacto Global da ONU

GESTÃO RESPONSÁVEL – Relatório de sustentabilidade garante à Cosil permanência no Pacto Global da ONU

A Cosil, construtora sergipana com ramificações em Recife e São Paulo, acaba de apresentar ao mercado o Relatório de Sustentabilidade 2011 (exercício 2010). Os dados abrangem o período de 1° a 31 de dezembro do último ano e referem-se a Sergipe, Recife e São Paulo, suas praças de atuação. O material está disponível no site do Pacto Global, da ONU, e continuará signatário ativo até outubro de 2012, quando a construtora deve entregar seu próximo relatório.

O Pacto Global visa divulgar as empresas que estão comprometidas com suas ações sustentáveis em todas as esferas sociais, econômicas e ambientas. Com mais de 8.700 corporações participantes, em mais de 130 países, o site é a maior iniciativa de responsabilidade corporativa voluntária do mundo.

Relatório de Sustentabilidade

Com seu Relatório, a empresa dispõe de algo surpreendente que a destaca como um dos players do mercado de construção civil com a mais alta performance na questão. “Reconhecemos a sustentabilidade como um fator transversal à ação empresarial, que deve estar presente em todas as nossas práticas corporativas”, diz Carlos José Meneses Silva, presidente da Cosil.

Para a concretização do segundo Relatório Anual de Sustentabilidade da companhia, a Cosil adotadou as diretrizes do Global Reporting Iniciative (GRI), padrão reconhecido mundialmente que preza a transparência das informações. “Os dados foram coletados pelo Comitê de Sustentabilidade, implantado em 2008 e formado por um representante de cada área da empresa. Definiram o que seria adotado de acordo com a relevância para a Cosil e seus stakeholders”, conta Samara Meneses, coordenadora do comitê de sustentabilidade da construtora.

Como a indústria da construção civil é responsável pela emissão de partículas na atmosfera, pelo consumo de recursos naturais e geração de ruídos, a Cosil, consciente desses impactos, adicionou itens sustentáveis aos seus projetos. “Passamos a escolher materiais renováveis e adotar práticas como reciclagem de lixo, economia de água e energia elétrica, controle de resíduos e emissões, durante as obras. Também incentivamos essas ações junto aos fornecedores e clientes”, diz Samara.

Com o mercado mantendo a demanda aquecida, a construtora conseguiu alcançar excelentes resultados. Em 2010, concluiu o maior número de empreendimentos de sua história. Foram entregues cinco obras, que totalizaram 600 unidades habitacionais. Isso representou um aumento de quase 2.000% em relação a 2009.

Também foram incorporados novos canais de comunicação com os clientes e fortalecidos os laços com os fornecedores. Outra grande mudança foi na gestão, que passou a adotar o modelo societário de “Limitada” (Ltda) para “Sociedade Anônima” (S.A.), mantendo o mesmo quadro de sócios.

O conteúdo demonstra que 2010 foi um período de muitas conquistas e bons resultados. Tudo em decorrência de uma estratégia de negócios bem delineada, da eficácia do modelo de gestão e do comprometimento de toda a equipe.

Neste ano, o foco é o cliente. A empresa busca aperfeiçoar o relacionamento, por meio de uma área específica para atendê-los no site, além de utilizar o Call Center, centralizar o atendimento e implantar o sistema de CRM (Gerenciamento de Relações com os Clientes), além do projeto Guardião do Cliente, que garante proximidade às necessidades e desejos dos moradores e maior velocidade de resposta a eles.

“A certeza é de que apenas o esforço coletivo, reunindo pequenos gestos e grandes iniciativas, trará os resultados que o planeta tanto necessita”, finaliza Carlos José.

Sobre a Cosil

A Cosil Construções e Incorporações completa seu 46º aniversário nesse ano. Começou sua história em Aracaju (SE), dedicando-se a obras públicas durante uma década e após esse período inaugura o primeiro empreendimento residencial. A partir de então, passa à construção e incorporação de edifícios industriais, comerciais e residenciais.

Em 1996 inicia sua atuação na cidade de São Paulo, em seguida em Santo André, Ribeirão Preto e Santos.  E em 2008 ingressa em Recife, cumprindo uma trajetória, no mínimo, original em relação à maioria de seus pares. Todos os seus esforços são concentrados na melhoria dos processos organizacionais e construtivos. Foi três vezes vencedora do prêmio máster imobiliário, ganhadora em 2003 do prêmio Amanco Por Um Mundo Melhor e quatro vezes vencedora do prêmio ADEMI/SE.

A sustentabilidade tem sido uma das principais marcas da Cosil. Em 2010, tornou-se a primeira construtora do Nordeste brasileiro e apenas a quarta nacional a publicar o Relatório Anual de Sustentabilidade. Para mais informações, acesse o site: www.cosil.com.br

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?