Fórum virtual discute mobilidade urbana a partir de hoje

Fórum virtual discute mobilidade urbana a partir de hoje

A partir desta segunda-feira (28/jan) até sexta-feira (1/fev) a Rede Mobilizadores COEP promove o fórum online Mobilidade Urbana. O objetivo é discutir sobre como a falta de mobilidade nas grandes e médias cidades brasileiras afeta a vida das pessoas e que tipo de iniciativas podem melhorar esta situação.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), a grande transformação na mobilidade das pessoas nas cidades brasileiras começou a ocorrer na década de 1950, quando o processo intenso de urbanização se associou ao aumento do uso de veículos motorizados, resultado de uma política de Estado que priorizou os investimentos na indústria automobilística.  Desde então, o sistema de mobilidade dos grandes centros urbanos brasileiros se caracteriza pelo intenso uso do transporte individual motorizado.

Isto afeta diretamente a qualidade de vida da população e o excesso de veículos nas ruas gera transtornos diários, como o longo tempo de deslocamentos de casa para o trabalho, a poluição ambiental e sonora, acidentes, estresse, e agravam ainda mais as desigualdades sociais.

Para participar – O fórum acontece pela internet, no site da Rede Mobilizadores (www.mobilizadores.org.br). É aberto a todos, mediante cadastro simples, rápido e gratuito no site.

Para fomentar o debate, haverá uma série de materiais relacionados ao tema, como a entrevista com a arquiteta, urbanista e professora de Projeto e Planejamento Urbano da Universidade Bandeirantes, Margareth Uemura, que também é membro do Instituto Polis.

Uemura defende que uma eficiente política de mobilidade deve ser integrada à de planejamento urbano, adequando espaços públicos e infraestrutura disponível, proporcionando assim uma cidade organizada, equilibrada e com mais qualidade de vida para seus habitantes.

Mais informações:

(21) 2528-3352

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?