Fórum online sobre agrotóxicos e segurança alimentar

15 de outubro de 2012

Compartilhe:

Nos últimos anos, o Brasil vem ocupando o lugar de maior consumidor de agrotóxicos no mundo. Enquanto, na última década, o mercado mundial de agrotóxicos cresceu 93%, o mercado brasileiro cresceu 190%.

Por que consumimos tantos agrotóxicos, muitos deles já proibidos em outros países? Quais as consequências disso na segurança alimentar dos brasileiros? E quanto aos impactos no meio ambiente?

Para debater o assunto, a Rede Mobilizadores vai realizar, entre 15 e 19 de outubro, o fórum online Agrotóxicos e segurança alimentar. A atividade será facilitada pelo engenheiro Alan Tygel, que participa do comitê do Rio de Janeiro da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida.

Segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), relativos a análises de produtos colhidos em 2010, vegetais como pimentão,  pepino, cenoura, morango e alface são os que apresentam o maior índice de contaminação por agrotóxicos. As amostras de pimentão são as que têm o percentual mais elevado de contaminação por defensivos agrícolas. Um total de 91,8% das amostras examinadas apresentava contaminação por agrotóxico acima do permitido ou por substâncias proibidas no país.

Ainda é permitido no país o uso de 14 substâncias proibidas no exterior, entre elas o endosulfan (banido em 45 países), a cihexatina – proibida na União Europeia e em países como a Austrália, Canadá, Estados Unidos, China, Japão, Líbia, Paquistão e Tailândia – e o metamidofós (proibido, por exemplo, na União Europeia, China, Índia, e Indonésia).

Na contramão da história, o governo federal reduziu em até 60% o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de todos os agrotóxicos produzidos no país e os isenta completamente de IPI, PIS/Pasep e Cofins.

Os impactos do uso de agrotóxicos tanto na segurança alimentar quanto na saúde pública são diversos, pois envolvem diferentes grupos populacionais, como trabalhadores em diferentes ramos de atividades, moradores do entorno de fábricas e fazendas, além dos consumidores em geral. De acordo com o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), em média 5,2 litros de agrotóxicos são ingeridos por habitante anualmente no Brasil.

Como reverter este quadro e alertar a sociedade sobre os riscos da ingestão e exposição a agrotóxicos? A agricultura familiar e as cooperativas agrícolas podem ajudar a reverter este cenário? Como exigir a construção de políticas públicas que protejam a saúde humana e os ecossistemas afetados pelos agrotóxicos? Dê sua opinião. Participe do debate!

Como participar

Para participar do fórum, é preciso estar cadastrado no site da Rede Mobilizadores. O processo é simples e rápido. Basta acessar www.mobilizadores.org.br e clicar em “Inscreva-se”.

Mais informações:

(21) 2528-3352 | www.mobilizadores.org.br

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?