Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas

Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas

As maiores autoridades de estudo e gestão da água do Brasil estarão reunidas na cidade mineira de São Lourenço, no Centro de Convenções do Hotel Guanabara, no período de 02 a 05 de agosto, para discutir e trocar ideias com poder público, ONGs, universidades, profissionais do setor e cidadãos sobre a importância do uso racional da água, durante o II Pré-Encob – Comitês de Bacias Hidrográficas Sudeste e Centro-Oeste.
Além de promover a discussão de questões relativas à preservação, conservação e gestão das águas, por meio de debates e mesas redondas, o encontro terá diversas palestras e apresentará cases dos Comitês de Bacias, contendo importantes experiências na implementação dos instrumentos de gestão.
A abertura solene, marcada para as 20h, contará com a presença ilustre do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Minas Gerais, Dr. José Carlos Carvalho. Engenheiro florestal, o secretário foi ministro do Meio Ambiente durante o Governo Fernando Henrique Cardoso e coordenou a reestruturação do Ministério e do IBAMA.
Outro importante momento do evento será a palestra magistral, dia 03/08, às 9h, ministrada pelo Dr. Bergson Cardozo Guimarães, Coordenador Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande, sob o tema Águas Minerais: recursos minerais ou recursos hídricos. Após a apresentação o tema terá continuidade na mesa redonda que propõe a discussão entre diferentes visões: indústria, governo e comitês, com a participação de Marcelo Marques, da Nestlé, Cleide Pedrosa, diretora do Instituto Mineiro de Gestão das Águas e Mário Dantas, coordenador adjunto do Fórum Mineiro de Comitês.
Destaque também para o debate entre os Comitês de Bacias Hidrográficas, que vai falar de avanços e desafios. Entre os representantes presentes, Sidney Cabizuca, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde e secretário de Turismo de São Lourenço; Carlos Eduardo Nascimento Alencastre, do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Grande; Thomaz Machado, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco; Wilson Shimizu, do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Paranaíba e Coordenador do Fórum Mineiro, e Leonardo Deptusky, do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Doce.
Com patrocínio da Petrobras e da Vale, e realizado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas, Viva São Lourenço e Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, o Pré-Encob tem como um de seus objetivos proporcionar aos Comitês oportunidade de refletir e identificar os desafios que existem na gestão integrada das águas de forma participativa e descentralizada.
Sobre o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas
Formado pelo conjunto dos Comitês de Bacia legalmente instituídos no âmbito do Sistema Nacional e dos Sistemas Estaduais de Recursos Hídricos existentes no território brasileiro, o Fórum tem a missão de articular os Comitês de Bacia Hidrográficas em nível nacional, visando seu fortalecimento como parte do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos de forma descentralizada, integrada e participativa.
Desde sua criação, em 1999, o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas promove, sob a organização executiva de seu Colegiado Coordenador, o Encontro Nacional de Comitês de Bacia (ENCOB), buscando a integração e a troca de experiências entre os seus Comitês membros com o objetivo de apresentar de forma clara como é feita a gestão participativa e compartilhada entre todos os componentes do Sistema de Recursos Hídricos do Brasil.
Programação:
02 de agosto (Segunda-feira)
10h às 18h: Credenciamento
20h às 21h: Abertura solene
21h às 23h: Confraternização
03 de agosto (Terça-feira)
09h às 09h15: Apresentação do Evento- Lupércio Ziroldo, Coordenação do Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas.
09h15 às 10h: Palestra Magistral – Águas Minerais: Recurso Hídrico ou Recurso Mineral – Contextualização – Dr. Bergson Cardozo Guimarães, Coordenador Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande.
10h às 11h30: Mesa Redonda – Águas Minerais: Recurso Hídrico ou Recurso Mineral- Debatedores: Marcelo Marques, Nestlé, (Visão da Indústria); Cleide Pedrosa, diretora do Instituto Mineiro de Gestão das Águas, (Visão de Governo); Mário Dantas, coordenador do Fórum Mineiro de Comitês (Visão dos Comitês).
11h30 às 12h30: Debate Geral do Tema da manhã
12h30 às 14h: Intervalo para almoço
14h às 15h: Palestra – Instrumentos de Gestão – Dr. Rodrigo Flecha, Agência Nacional de Águas.
15h às 16h: Apresentação – Experiências de implementação dos instrumentos de Gestão nos Estados do Sudeste e Centro Oeste brasileiro – Apresentadores: Rosa Maria Formiga (INEA-RJ) – Plano de Bacia;Heitor Soares Moreira (IGAM) – Outorga;Regina Grecco (CBH-Pará) – Enquadramento;Samuel Campos (UFLA) – Sistema de Informação;Eduardo Paschoalotti (PCJ-SP) – Cobrança.
16h às 16h30: Intervalo para café
18h às 19h: Debate Geral dos Temas da tarde
04 de agosto (Quarta-feira)
09h às 11h30: Mesa Redonda – Comitês em Rios de Domínio da União – Avanços e Desafios- Debatedores: Carlos Eduardo Nascimento Alencastre – CBH Grande;Sidney Cabizuca – CBH Rio Verde;Thomaz da M. Machado – CBH São Francisco;Wilson Shimizu – CBH Paranaíba;Leonardo Deptusky – CBH Doce.
11h30 às 12h30: Debate Geral do Tema da manhã
12h30 às 13h30: Confraternização de encerramento
05 de agosto (Quinta-feira)
10h: Passeio ao Parque das Águas com todos os participantes
Mais informações:
http://www.encob.org/index.php?l=3
(31) 3274 8907/9775 8907

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?