Forest Stewardship Council ultrapassa mil certificados no Brasil

Forest Stewardship Council ultrapassa mil certificados no Brasil

O FSC Brasil comemora mais de mil selos certificados de Manejo Florestal (FM) e Cadeia de Custódia (COC). O número mostra uma conscientização e reação das políticas de incentivo nesta área, em um crescente movimento nos últimos 10 anos.

Hoje, o Brasil tem uma área total de mais de sete milhões de hectares de florestas certificadas, dos quais aproximadamente 3 milhões são de florestas nativas e 4 milhões de florestas plantadas. Cem por cento das florestas nativas estão concentradas na região Norte do país e as plantadas estão em três estados: São Paulo, Paraná e Bahia. O Brasil está posicionado em quinto lugar em área total certificada frente a outros países que compõem o selo FSC.

A certificação FSC é um sistema de garantia internacionalmente reconhecido, que identifica, através de sua logomarca, produtos madeireiros e não madeireiros originados do manejo florestal responsável. Todo empreendimento ligado às operações de manejo florestal e/ou à cadeia produtiva de produtos florestais, que cumpra com os Princípios e Critérios do FSC, pode ser certificado.

As duas principais modalidades de certificação são: Manejo Florestal (FM) – garante que a floresta seja manejada de forma responsável, de acordo com os Princípios e Critérios do FSC; e Cadeia de Custódia (COC) – garante a rastreabilidade desde a produção da matéria-prima que sai das florestas até chegar ao consumidor final.

Sobre o FSC Brasil

O FSC (Forest Stewardship Council) é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, criada para promover o manejo florestal responsável ao redor do mundo. Foi oficialmente fundado em 1993 como resposta às preocupações sobre o desmatamento em todo o mundo.  As discussões a respeito da criação do FSC Brasil iniciaram-se em 1996 e a iniciativa nacional formalizou-se em 2001 com a criação do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal, o FSC Brasil. A missão do FSC Brasil é difundir e facilitar o bom manejo das florestas brasileiras, conforme Princípios e Critérios que conciliam salvaguardas ecológicas, benefícios sociais e viabilidade econômica. Seguindo o mesmo modelo de governan­ça do FSC Internacional, as decisões do FSC Brasil são deliberadas pelo voto da maioria dos membros das câmaras social, ambien­tal e econômica, nas assembleias anuais e reuniões das instâncias diretivas.

Mais informações:
br.fsc.org

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?