Foi dada a largada!

Foi dada a largada!

Da esq. para a dir.: Gemignani, Leal, Barbosa, Krigsner, Nigro, Núñez, Penido e Kruythoff

Por Cristina Tavelin e Fábio Congiu

Na última quinta-feira, dia 2 de junho, cerca de 300 pessoas prestigiaram o lançamento da Plataforma Liderança Sustentável e do livro Conversas com Líderes Sustentáveis (Ed. Senac-SP) do jornalista e consultor Ricardo Voltolini. Realizado no Cine Livraria Cultura, o evento contou com a participação de dez dos mais importantes líderes empresariais do País, que compartilharam suas histórias de sucesso em gestão com base nos pilares social, econômico e ambiental.

Por motivos de saúde, Voltolini não pode comparecer à cerimônia de lançamento conduzida com irreverência pelo publicitário e fundador da agência Setor 2 e ½, Percival Caropreso. Cláudia Piche, diretora de Conteúdos de Ideia Sustentável, leu uma mensagem do consultor durante a abertura, que destacou no texto a importância do evento – com ou sem sua presença – para o avanço da formação de líderes sustentáveis no País.

“A plataforma é uma iniciativa das mais louváveis”, segundo Guilherme Leal, copresidente do Conselho de Administração da Natura. Para Leal, os desafios da sustentabilidade são tantos e tão significativos que todos devemos ser multiplicadores da transformação – e a Plataforma Liderança Sustentável possui esse papel indutor. “Essa iniciativa da Ideia Sustentável é muito importante porque a formação de lideranças é fundamental para a criação de uma nova cultura, para a transformação que estamos vivendo na sociedade brasileira da qual todos esses líderes fazem parte. A construção da Plataforma pode ajudar muito nesse processo”.

A conscientização sobre o tema, trazida ainda mais fortemente por eventos como o de quinta-feira, foi outro aspecto destacado por Fabio Barbosa, presidente do Conselho de Administração do Santander. “Quando vejo uma plataforma dessas surgir, além de livros e revistas sobre o assunto, creio que estamos evoluindo e conscientizando as pessoas para a incorporação de práticas socioambientais no dia a dia em direção ao desenvolvimento sustentável.”

Héctor Nuñez, ex-presidente do Walmart Brasil, pontuou a palavra que melhor resume o livro Conversa com Líderes Sustentáveis em sua opinião: gente. “A sustentabilidade não é técnica – é ser líder no assunto para fazer a diferença na maneira como olhamos o mundo hoje e como vamos enxergá-lo amanhã. Voltolini conseguiu reunir líderes fantásticos, como Fabio Barbosa, Paulo Nigro (Tetra Pak) e outros, com uma vivência importantíssima nesse assunto, sendo parte da solução trazida pelo setor privado e não parte do problema”. Confira a seguir trechos de algumas palestras dos presidentes:

Século da Sustentabilidade

Conhecido por sua capacidade de levar temas da filosofia, ciências e natureza ao conturbado mundo dos negócios, José Luiz Alquéres, ex-presidente da Light e atual presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, abriu a sessão de minipalestras com seu depoimento virtual. Alquéres ressaltou, entre as qualidades do líder, a capacidade de inspirar pela identidade de seu conjunto ético, vivenciando os valores da sustentabilidade no dia a dia e valorizando os indivíduos que o cercam. Também destacou a importância da Plataforma por seu aspecto de ação contínua – algo essencial na formação de lideranças neste “século da sustentabilidade”.

Pequenos gestos que fazem a diferença

Viajando pelo mundo, Kees Kruythoff, presidente da Unilever Brasil, percebeu alguns aspectos cruciais na economia global: a necessidade da transição para um modelo verde – ainda maior nos países em desenvolvimento, tão afetados pelo processo produtivo excludente – e o papel fundamental da liderança nesse processo. Mas não uma liderança qualquer, e sim aquela formada por 2 bilhões de líderes – os consumidores. Com o poder nas mãos, literalmente, eles terão um papel fundamental para a preservação de recursos naturais, pois “cada pequeno gesto faz a diferença”.

Ouvir para liderar

Lideranças são treinadas para falar. Ao menos eram até hoje. Em vídeo exibido durante o evento, o presidente da Alcoa América Latina, Franklin L. Feder, apontou que um “líder sustentável se mede pela capacidade de escuta”. Como liderança, não considera a habilidade de coordenar e/ou dar ordens a mais importante, e sim julga indispensável uma administração eficaz na capacidade de “ouvir o meio social e o meio ambiente”.

Bons e maus exemplos

“Cada líder busca um mestre para tirar sua lição”. Do ponto de partida de sua palestra, Miguel Gellert Krigsner, fundador do Boticário e presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário, expôs dois lados: o positivo, com os esforços de diversas empresas na sensibilização da cadeia produtiva, e o negativo, como, por exemplo, a possibilidade de um retrocesso no Brasil com a aprovação do novo código florestal – mostrando que a mudança de comportamento é necessária em diversos níveis. “Se todos nós observássemos como a natureza se comporta, nossa atitude mudaria muito – a sustentabilidade diz respeito a essa mudança de comportamento”.

Clique aqui e confira o resumo das outras palestras nos demais destaques

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?