Realizado pelo Centro Ruth Cardoso com sucesso em 2011, o Festival de Ideias (FdI) ganha uma nova edição em 2012 e abre inscrições. A iniciativa se propõe a ser uma grande incubadora de inovação para o desenvolvimento social, promoção do empreendedorismo e de soluções criativas. Com foco na cocriação, o FdI tem a internet como base de realização, contando, entre outros, com o apoio da Fundação Telefônica|Vivo.
O Festival estreia em uma nova plataforma – mais potente, social e integrada. Outra novidade é a ampliação dos temas. Nesta edição serão quatro a mais do que no ano passado. Serão eles: Violência, Mobilidade Urbana e Catástrofes Naturais – que já integravam o FdI 2011 –, somados agora a Redes de Aprendizagem, Crowdbusiness, Voluntariado e APPs.
O modelo segue o mesmo. As ideias inscritas na plataforma (http://www.festivaldeideias.org.br) circularão pela rede de abril a maio, período no qual passarão por diversas reuniões de cocriação, sendo modificadas, desenvolvidas e melhoradas. Qualquer usuário poderá fazer comentários, sugerir detalhes e, se for o caso, modificar e republicar a ideia. Os encontros de cocriação acontecerão tanto em São Paulo quanto regionalmente, tendo em vista que inúmeras iniciativas da última edição vieram de outros estados.
Após esse momento de troca coletiva, algumas ideias serão selecionadas por um time de curadores e participarão de um evento presencial no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, nos dias 11 e 12 de junho de 2012.
A premiação também mudou e ficou mais democrática. Em vez de valores pré-determinados, os curadores vão definir o percentual do investimento-semente que cada uma das ideias selecionadas receberá, permitindo que sejam mais bem estruturadas, tornando-se projetos viáveis.
O FdI é um projeto realizado pelo Centro Ruth Cardoso, em parceria com o V2V, Mandalah e Engaje; com patrocínio da Fundação Telefônica/Vivo, Fundação Lemann, Instituto Unibanco e TAM, além de vários apoiadores.
Para mais informações, dar sua ideia ou interagir com o grupo, basta acessar o site do Festival (www.festivaldeideias.org.br), o blog (http://ww.blog.festivaldeideias.org.br) ou o Facebook (https://www.facebook.com/groups/219514234760244/).
Sobre a Fundação Telefônica|Vivo
A instituição atua com o fim de contribuir para o desenvolvimento social do Brasil. Criada em 1999, a Fundação Telefônica incorporou os projetos do Instituto Vivo em 2011, em função da fusão entre a Vivo e a Telefônica. A atuação é voltada para o acesso à educação, a melhoria da qualidade educativa e a divulgação do conhecimento.
Para isso, desenvolve iniciativas de combate ao trabalho infantil, estímulo ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação e aprendizagem, de desenvolvimento local e voluntariado empresarial. O Grupo Telefônica possui, ainda, fundações em 13 países. Para conhecer mais, acesse www.fundacaotelefonica.org.br.
Mais informações:
Tania Tavares: [email protected] | 4314-1986
Sueli Gomes: [email protected] | 4314-1987
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.