Exposição “A Cidade de São Paulo e a Biodiversidade”

Exposição “A Cidade de São Paulo e a Biodiversidade”

A partir do 17 de julho, às 10h, a Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) recebe a exposição “A Cidade de São Paulo e a Biodiversidade”. A mostra conta com 21 painéis que trazem estampadas fotos e informações que demonstram a riqueza da biodiversidade paulistana.
É no mínimo peculiar a ocorrência de tantos animais silvestres (foram 700 espécies observadas pela Divisão de Fauna da SVMA) em um município tão urbanizado como São Paulo. Os maciços verdes que resistem a este processo abrigam fauna e flora muito significativas, que justificam um grande esforço no sentido de proteger cada vez mais estes locais. A exposição foi elaborada para mostrar aos paulistanos essa riqueza e disseminar a consciência sobre a importância de sua preservação.
Na exposição será possível conhecer um pouco mais as ações para assegurar essa riqueza natural, tais como a criação de duas Áreas de Proteção Ambiental municipais (Capivari-Monos e Bororé-Colônia), o programa de inventariamento de fauna silvestre (foram observadas pela Divisão de Fauna da SVMA 700 espécies) e a criação de novos parques, o Programa de Arborização Urbana.
São Paulo é uma das 21 cidades que participa do Projeto LAB (Local Action for Biodiversity), de iniciativa do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) que tem como objetivo desenvolver iniciativas para a conservação, administração e utilização da biodiversidade urbana, levando em consideração questões como a pobreza e o desenvolvimento sustentável.
A Secretaria do Verde tem divulgado a biodiversidade existente em São Paulo buscando atingir estes objetivos. Foi lançada a segunda edição do Guia dos Parques Municipais, divulgada a nova listagem de fauna silvestre observada pela Divisão de Fauna, além da distribuição de pôsteres com fotos de fauna e flora.
Atualmente estão abertas as inscrições para a quinta edição do concurso de fotografia Árvores da Cidade de São Paulo, que neste ano traz uma categoria especial voltada para a interação entre a fauna e as árvores.
Outra iniciativa da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente para comemorar o Ano Internacional da Biodiversidade são as eleições para escolha do animal silvestre símbolo da cidade, abertas a todos os paulistanos. São 15 “candidatos”, dentre eles Saruê, Bugio e João-de-barro. Para votar basta entrar no site www.prefeitura.sp.gov.br/biodiversidade e escolher o seu preferido.
Serviço:
Exposição “A Cidade de São Paulo e a Biodiversidade”
Data: de 17 de julho a 31 de agosto
Horário: das 10h às 17h
Local: UMAPAZ – Av. IV Centenário, 1268, Portão 7A – Parque Ibirapuera

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?