Estudantes brasileiros batem recorde mundial da inovação

Estudantes brasileiros batem recorde mundial da inovação

Após 72 horas confinados em uma sala no Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro, 12 estudantes de mestrado e doutorado de quatro grandes universidades brasileiras (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do ABC e PUC-Rio) apresentaram 20 projetos inovadores e sustentáveis para solucionar problemas do dia a dia do Rio e do Brasil. A corrida contra o tempo gerou projetos voltados para a sociedade e pensados para facilitar a vida das pessoas.

Um aplicativo para celular que usa um mapa virtual para mostrar o caminho mais acessível para o cadeirante e pessoas com pouca mobilidade. Outra inovação vai auxiliar a população no momento de abastecimento dos carros. Um teste simples e rápido, que avalia qualitativamente a gasolina e o percentual de álcool presente, servirá como um indicador de adulteração de combustível.

Já imaginou uma calçada sem poças de água ou a bola rolando perfeitamente em uma partida de futebol? Um dos grupos criou uma ferramenta que pode ser a solução para um dos maiores problemas das grandes metrópoles, as enchentes. Trata-se de um piso absorvente, feito com placas modulares de resinas poliméricas, que quando fixadas ao chão é capaz de absorver até 50 vezes mais água.

Um dos participantes, Leonardo Costa, doutorando em química pela UFF, falou sobre a ideia do projeto: “Patente, pra mim, era coisa de outro mundo. Na faculdade, somos estimulados a produzir artigos científicos. Nunca pensei que poderia vivenciar isso e ver meu projeto ser patenteado. Planejamos em fazer algo similar dentro da universidade”, explica.

Profissionais do INPI, BNDES, CISB, Finep entre outras empresas e instituições, participaram do back office dando suporte aos projetos dos estudantes. Maria Hercília, pesquisadora intelectual do INPI enfatizou a importância do evento para os universitários: “Para nós foi uma experiência inovadora e sem dúvida, enriquecedora para os estudantes.”

Segundo Antônio Nobrega, pró-reitor da UFF, o recorde mostra como os estudantes são promissores: “Esta marca serve para resgatar a autoconfiança dos estudantes e encorajá-los a apostar em ideias inovadoras.”

A Innovation Race faz parte da Semana da Inovação Brasil-Suécia: Inovação para o desenvolvimento sustentável. Os resultados dos projetos criados pelos estudantes ficarão expostos no Planetário da Gávea até o dia 30 de junho, abertos à visitação do público.

E no Centro Cultural Banco do Brasil a exposição Suécia Inovadora, que teve início no dia 29/05, ficará aberta à visitação do público até 8 de julho, com 20 soluções recentes e inovadoras suecas.

Mais informações:

Maíra Gomes: maira.gomes@sacomunicacao.com | (11) 6860-3037

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?