Espaço Aberto da Sustentabilidade

Espaço Aberto da Sustentabilidade

O evento marca a finalização do projeto inovador de revitalização da área degradada do antigo incinerador de Pinheiros, iniciado em 2007, através da cooperação entre o Grupo Abril e a Prefeitura de São Paulo, em parceria com o Itaú, a Even Construtora e Incorporadora e a Petrobrás.
A Praça inclui atividades de educação ambiental, com cursos, palestras e visitas escolares; área verde com cerca de 80 árvores; arena de espetáculos para 250 pessoas; equipamentos de ginástica ao ar livre; pista de caminhada e centro de convivência para a terceira idade (CIIPE).
Sua localização – o terreno com cerca de 14 mil m² abriga o prédio do antigo incinerador de Pinheiros, na Rua Sumidouro – foi escolhida a partir da iniciativa de reviver uma região degradada pelo acúmulo de resíduos ao longo dos anos, servindo como espaço de contemplação e reflexão acerca da preservação ambiental, dado que, entre os anos de 1949 e 1989, o espaço funcionou como centro de processamento de resíduos domiciliares, industriais e hospitalares.
Amostras coletadas e pesquisadas pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) e pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) detectaram a presença de furanos, dioxinas e metais pesados em quantidades acima do aceitável, solicitando intervenções que visassem à recuperação ambiental da área. Por isso, o prédio do incinerador foi totalmente recuperado e o projeto arquitetônico, da Levisky Arquitetos Associados, propôs a solução adotada para o terreno, com a construção de decks de madeira legalizada e concreto, que isolam os visitantes das áreas de solo deteriorado.  Revitalizado e transformado na Praça Victor Civita, esse local é um verdadeiro Espaço Aberto da Sustentabilidade.
Dentro das normas técnicas de acessibilidade, a área conta com uma exposição permanente sobre as formas, materiais e tecnologias empregadas no tipo de reabilitação ambiental utilizado no terreno, além de abrir espaço para exposições temporárias. Além disso, a Praça Victor Civita conta com soluções arquitetônicas de reuso de água, economia energética e projeto paisagístico educativo e é aberta diariamente, com atividades gratuitas de lazer, educação e cultura, ligadas a sustentabilidade e abertas à comunidade.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?