EnerSolar+Brasil 2013 é sucesso de público e mercado

EnerSolar+Brasil 2013 é sucesso de público e mercado

De 17 a 19 de julho de 2013 foi realizada, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, a 2ª edição da EnerSolar + Brasil | Feira Internacional de Tecnologias para Energia Solar, voltada à energia solar térmica e fotovoltaica, e a Eólica Brasil Small Wind, direcionada à indústria de pequenos aerogeradores. O evento, organizado pelo Grupo Cipa Fiera Milano e Artenergy Publishing, tem o objetivo de promover o desenvolvimento das energias renováveis na América do Sul e ampliar as oportunidades de mercado deste segmento.

Na cerimônia de abertura estiveram presentes José Roberto Sevieri, diretor de do Grupo Cipa Fiera Milano; Arthur Ribeiro, coordenador da EnerSolar; Luiz Eduardo Peres Damaceno; diretor de políticas públicas da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, entidades, parceiros e representantes do setor.

Durante o cerimonial, José Roberto Sevieri falou sobre a utilização de energias limpas no mundo e o crescimento deste segmento no Brasil. Também comentou a participação de empresas de diversos países na feira e a variedade de soluções apresentadas.

“Estamos com 18 países expondo e, todos com muita disposição para fechar acordos com o Brasil, além da grande diversidade de produtos. Tenho certeza que a feira trará benefícios, inclusive para os setores de agricultura e da pecuária”, disse.

Simultâneo à feira, foi realizado o Congresso Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis para a Geração de Energia – ECOENERGY, com palestras de importantes representantes do governo e especialistas da indústria e pesquisadores, que discutiram alternativas e caminhos para o uso das energias renováveis no Brasil.

A abertura do ECOENERGY foi feita pelo secretário de Energia do Estado de São Paulo, José Anibal, que exaltou a importância do evento, ressaltou que no Brasil a energia solar é a fonte que mais cresce, o grande potencial da energia eólica e falou sobre as oportunidades existentes para o setor das energias renováveis.

O secretário alertou que pelo cenário atual, em que as hidrelétricas não podem ser construídas com grandes reservatórios, não será possível dobrar o fornecimento de energia até 2022. “Se não vamos conseguir fazer isso com as hidrelétricas, temos que ter disponíveis as energias de biomassa, eólica e solar.

Inevitavelmente, as possibilidades para o uso das energias renováveis acontecerão e são o caminho para o Brasil conseguir duplicar a oferta de energia”, afirmou. Também, estiveram presentes: Cintia Maluf, secretária geral das Câmaras Setoriais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, representando a Secretária Mônika Bergamaschi e Milton Flávio Lautenschlager, subsecretário de Energias Renováveis da Secretaria de Energia do Estado de São Paulo.

Em três dias aproximadamente quatro mil pessoas visitaram a feira e os 160 expositores nacionais e internacionais (Itália, Estados Unidos, Alemanha, Espanha e China, entre outros) que apresentaram tecnologias, serviços e soluções para aplicações industriais e públicas nos segmentos de energia térmica solar e fotovoltaica, inversores e outras energias renováveis.

Quem esteve no evento também pode conhecer o CineSolar, um recente projeto de cinema itinerante que utiliza energia limpa e renovável, a solar, para exibir filmes em qualquer localidade, inclusive em regiões sem energia elétrica.

Com um furgão equipado com placas solares capazes de gerar a própria energia para alimentar a estrutura de exibição formada por projetor e sistema de som, o CineSolar une cinema, arte e sustentabilidade.

O coordenador da EnerSolar, Arthur Ribeiro, afirmou que esta feira é um marco na energia solar no Brasil porque existe numa época em que o país está começando a crescer neste mercado e portanto, o evento é muito produtivo e colabora com a expansão do segmento. “A 2ª edição da EnerSolar superou as expectativas e foi um sucesso.

Tivemos um público de qualidade que, em grande parte, veio fechar negócios e parcerias. Os expositores ficaram satisfeitos, tanto que muitos já estão  renovando para a próxima feira, em 2014. Já adianto que a área da feira será ampliada em 30%”, afirma Arthur Ribeiro.

Ainda este ano, no período de 05 a 07 de novembro, no Centro de Exposições Imigrantes/ SP, será realizada, mais uma feira no segmento, a BioTech Fair | Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biocombustível, que tem como o objetivo reunir empresas com oferta de tecnologias para produção de energia renovável, com destaque para Biomassa e Biocombustíveis a partir de resíduos agrícolas, florestal, cana e até lixo urbano. Simultâneo ao evento, o 8° Congresso Internacional de Bioenergia irá debater o aproveitamento racional dos resíduos das indústrias, agricultura e fontes de energias alternativas.

A próxima edição da EnerSolar também já tem data marcada: de 16 a 18 de julho de 2014, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.



Mais informações:
Claudia Maciel | [email protected] | + 55 (11) 2950-4820

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?