ENERGIA – Inovação na indústria de transportes

ENERGIA – Inovação na indústria de transportes

A companhia japonesa de serviços em logística Sagawa Express está tomando a liderança na inovação para a indústria de transportes: a empresa tem como meta implementar 7000 caminhões movidos a gás natural comprimido em sua frota até 2012.
Apesar de enfrentar grandes desafios, como a limitação de infraestrutura para suporte ao abastecimento e os altos preços do gás, a companhia está confiante de que tais iniciativas para enfrentar as mudanças climáticas representam um elemento crucial para a evolução de seus negócios.
A estratégia socioambiental da empresa começou a ser desenhada em 2004, quando passou a investir na construção de valores corporativos para o desenvolvimento de um negócio sustentável no longo prazo. A companhia definiu três objetivos:
1- Definir o escopo dos negócios;
2- Estabelecer bases firmes para operação de negócios
3- Alcançar a responsabilidade corporativa.
A eficiência em processos já existentes levou a empresa a reduzir suas emissões de CO2, mas a estratégia da companhia também passou por uma revisão no modelo de negócios, depois da qual começou a trabalhar com trens de carga, economizando cerca de 14.000 toneladas de CO2, e incorporar bicicletas e entregas de bondes em seus serviços, além de estabelecer centros para gerir as entregas em áreas urbanas congestionadas.
Em termos financeiros, a economia de custos ainda não se materializou. Mas o que pode ser visto, entretanto, é uma transição de um mercado onde os custos ambientais eram sinônimo de declínio nos negócios para um espírito de investimento ambiental: a transformação de custos em valor estratégico.
Confira mais sobre a parceria da Sagawa Express com o programa Climate Savers

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?