EMISSÕES – Tetra Pak une stakeholders para atingir metas ambientais

EMISSÕES – Tetra Pak une stakeholders para atingir metas ambientais

Quando se juntou ao Global Forest and Trade Network (GFTN) para garantir que a fibra da madeira que utilizava viesse de florestas de manejo responsável, a Tetra Pak dava mais um passo rumo à responsabilidade corporativa além do início de uma parceria bem sucedida com a WWF.
No final de 2005, a empresa se uniu ao programa Climate Savers comprometendo-se a reduzir suas emissões absolutas de carbono 10% abaixo dos níveis de 2005 em 2010. A estratégia da companhia para cumprir sua meta teve como base aumentar a eficiência energética na produção e favorecer materiais e energias renováveis. O engajamento ativo com fornecedores de transportes combinado com uma política interna de viagens alinhada a redução de emissões complementou o leque de medidas que a companhia desenvolveu.
Além disso, quando a Tetra Pak se uniu ao Climate Savers, desenvolveu um plano geral para combinar eficiência energética e energia limpa. A meta era manter estável o consumo absoluto de energia, enquanto o negócio mantinha seu crescimento, e reduzir as emissões de CO2 por meio da compra de energia limpa. A empresa planejou realizar essa ação com custo zero, utilizando os recursos que foram economizados com eficiência energética para cobrir o preço extra da energia verde.
A parceria com fornecedores é outra medida adotada pela Tetra Pak para reduzir as emissões de CO2. Desde 2006 a companhia tem trabalhado em 4 esferas distintas: mensurando a pegada de carbono e buscando melhorias; comprando energia renovável de fornecedores de eletricidade; direcionando a melhoria em eficiência energética em instalações de produção; e otimizando logísticas para reduzir as emissões com transporte.
Parte significativa da estratégia ambiental da empresa é reduzir o uso de materiais e maximizar o uso de recursos renováveis ao invés de materiais brutos. Essa ação inclui parcerias em pesquisa e desenvolvimento que incluem a redução material como um critério chave no pacote de design e a criação de parcerias no longo prazo para reduzir as pegadas de carbono de fornecedores.
Confira mais sobre a parceria da Tetra Pak com o programa Climate Savers

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?