EMISSÕES – Suporte à redução de CO2

EMISSÕES – Suporte à redução de CO2

Por meio da melhoria na gestão interna de dados de CO2 e colocando em prática uma ferramenta para monitorar, analisar e simular alternativas de mitigação, a Lafarge facilitou os processos de tomada de decisão e aumentou a autonomia de gestores operacionais na implementação de projetos de redução de CO2.
A empresa de mineração é lider global na indústria de materiais de construção e opera nos negócios de cimento, concreto e agregados e gesso. Em 2001, a companhia tornou público o seu compretimento para reduzir as emissões de CO2 globalmente e foi a primeira no setor industrial de alta emissão a se unir ao programa Climate Savers, da WWF.
A indústria de cimento possui um alto consumo de energia e gera cerca de 5% das emissões mundiais de CO2 relacionadas à atividades humanas.
A produção de cimento é responsável por 98% das emissões de gases de efeito estufa do grupo Lafarge, que se uniu a WWF para identificar áreas e processos onde melhorias ambiciosas na produção de cimento colaborariam substancialmente para redução das emissões de CO2. Entre as medidas, se destacam:
• Aumento na eficiência energética dos processos produtivos e redução no consumo geral de energia.
• Modernização de plantas de produção e constante melhoria nos processos industriais.
• Uso de combustíveis e fontes de energia renováveis.
• Uso de lixo industrial para produção de cimento.
Além disso, a empresa se comprometeu a investir em pesquisas para:
• Acelerar a redução das emissões de carbono por meio da modificação de compostos químicos
• Otimizar a composição do concreto
• Melhorar os processos de reciclagem
A empresa também desenvolveu a Lafarge’s C-O-Tool, uma ferramenta baseada no programa Excel com uma interface amigável para auxiliar na tomada de decisões operacionais para mitigação de CO2. A ferramenta foi desenvolvida em 2008 por meio de um processo interativo com os usuários e a versão beta se tornou operacional em maio de 2009.
Confira mais sobre a parceria da Lafarge com o programa Climate Savers

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?