EMISSÕES – Incentivando a redução de CO2 internamente

EMISSÕES – Incentivando a redução de CO2 internamente

A meta ambiciosa da Elopak de reduzir suas emissões de CO2 em 15% dentro três anos fez a companhia adotar uma estratégia que inclui participação ativa dos CEOs da empresa nos esforços para construir uma cultura interna, incorporando a redução de carbono e integrando metas climáticas dentro da gestão e dos sistemas de reporting.
A empresa, que pertence ao Ferd Group, um dos líderes em embalagens para alimentos líquidos, se tornou parte do Climate Savers em março de 2009. Questões ambientais já estavam em alta na sua agenda corporativa. Entretanto, a companhia ainda estava muito focada em reciclagem, sem ter uma estratégia efetiva para enfrentar às mudanças climáticas.
Pesquisas realizadas pela empresa mostraram que a pegada de carbono de embalagens de cartolina é significativamente mais baixa do que outras alternativas como latas, vidro e garrafas plásticas devido ao uso de fontes renováveis e melhorias já feitas pela indústria de papel em reciclagem.
Desde que os resultados mostraram que mais de dois terços das emissões corporativas vieram de materiais brutos para revestimento e conversão de cartolinas, o programa de redução de CO2 da Elopak teve foco em melhorias em eficiência energética durante esses dois passos da produção.
Os esforços da empresa para assegurar a cultura interna começaram antes do anúncio público de suas metas de redução de CO2. O primeiro desafio foi quebrar o ceticismo dentro da alta diretoria mostrando que a iniciativa era um caso claro de negócios e retirando a decisão da esfera de convicção pessoal.
Uma vez que o time de gestão estava unido, a empresa lançou o “Desafio verde”, uma campanha global interna visando transmitir à staff da Elopak a informação, motivação e atitudes requisitadas para o sucesso das iniciativas de redução de CO2.
Cada reunião do “desafio verde” consistia em uma conversa motivacional dada pelo CEO – ou por outro executivo da diretoria na sua ausência – o anúncio formal do campeões dos desafios verdes locais e workshops para discussão de ideias para reduzir as emissões de carbono.
Confira mais sobre a parceria da Elopak com o programa Climate Savers

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?