EMISSÕES: Grupo Orsa finaliza inventário de carbono

EMISSÕES: Grupo Orsa finaliza inventário de carbono

A realização de inventários de emissões de gases de efeito estufa constitui um instrumento importante para empresas que desejam conhecer seu impacto nas mudanças climáticas, identificar potenciais projetos de crédito carbono e se adequar antecipadamente às futuras metas empresariais de regulamentação.
Especialistas observam que tal inventário tem sido uma tendência nas companhias, especialmente àquelas relacionadas às atividades florestais, a exemplo do Grupo Orsa, Veracel e Souza Cruz.
O Grupo Orsa, um dos principais conglomerados brasileiros do setor de madeira, celulose, papel e embalagem, com atuação também em produtos florestais não madeireiros, acaba de receber seu inventário de emissões de gases de efeito estufa elaborado pela KEYASSOCIADOS e o resultado atesta que a filosofia de respeito ao meio ambiente e de atenção aos negócios sustentáveis se traduzem em resultados práticos.
Todo trabalho foi realizado com base nas diretrizes e princípios do GHG Protocol, nos Guias de Referência do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU (Organização das Nações Unidas), nas normas da série ISO 14064, em estudos científicos e instituições nacionais e internacionais de referência.
Agrande descoberta é que o estoque de carbono nas florestas do grupo no norte doP aís soma 687.998.756 toneladas de CO2, das quais 99% estão concentradas em florestas nativas.
A KEYASSOCIADOS avaliou as propriedades do Grupo no Vale do Jari, entre os estados do Pará e do Amapá, que totalizam 1.200.000 hectares, sendo 120.000destinados ao plantio de florestas comerciais de eucalipto e 545.000 deflorestas naturais de manejo sustentável de florestas nativas, certificadas pelo FSC (Forest Stewardship Council). O restante da área é predominantemente de florestas nativas preservadas.
Grupo Orsa e a Redução de Emissões
Além de quantificar o estoque de carbono das florestas do Grupo, o inventário abrangeu as emissões de gases de efeito estufa das operações da Jari Celulose, Papel e Embalagem e da Orsa Florestal.
Outroa specto positivo é que grande parte da matriz energética da empresa utiliza biomassa, o que possibilita que 79% das emissões sejam neutras. O inventário destaca que toda a biomassa utilizada nas atividades da Jari e da Orsa Florestal é originada em atividades florestais das empresas, certificadas pelo FSC, sendo, portanto, produzida de acordo com os critérios de sustentabilidade mundialmente reconhecidos.
Em contrapartida, as emissões de gases de efeito estufa da empresa, durante o ano de 2009, totalizaram 487.930,5 toneladas de CO2, sendo que as atividades industriais contribuíram com 94% e o restante correspondeu às atividades florestais.
Para atingir esse resultado foram contabilizadas as emissões do transporte de insumos até a fábrica de celulose da Jari, em Monte Dourado, das atividades industriais de produção de celulose e do manejo dos plantios florestais comerciais implantados para este fim, as atividades de manejo florestal e processamento de madeira serrada e toda a logística de distribuição até portos nacionais e internacionais.
Sobre o Grupo Orsa
Uma das principais organizações brasileiras no setor de madeira, celulose, papel e embalagens, com atuação também no mercado de produtos florestais não madeireiros.
Com capital 100% nacional, tornou-se referência mundial em manejo sustentável de floresta tropical nativa por suas operações na região Amazônica do Vale do Jari, localizado entre os Estados do Pará e do Amapá.
As empresas do Grupo – Jari Celulose, Papel e Embalagem, Orsa Florestal, Ouro Verde da Amazônia e Fundação Orsa – atuam de forma integrada, em linha com o conceito internacional dos 3 Ps (people-pessoas, profit-lucro e planet-planeta), incorporando modelos de ação economicamente viáveis, socialmente justos e ambientalmente corretos.
Sobre a KEYASSOCIADOS
A KEYASSOCIADOS é uma empresa de consultoria especializada, que presta serviços de assessoria e estruturação econômica, técnica e socioambiental de negócios nas áreas de alimentos, carbono, qualidade, responsabilidade social, SMS e sustentabilidade.
Mais informações:
TV1 RP – Grupo TV1
Márcia Pedrosa, Sílvia Garcia e RenataPiza
[email protected],
[email protected]
[email protected]
11 3677-0452

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?