Depois de passar por Brasília (24/08) e Vitória (05/10), a Plataforma Liderança Sustentável chegou a Belo Horizonte (MG) e reuniu mais de 130 participantes com a realização de seu terceiro encontro regional. José Luciano Penido, presidente do Conselho de Administração da Fibria, e Flávio Roscoe Nogueira, líder local presidente do SINDIMALHAS e da Colortextil, foram os principais palestrantes do evento.
“O salão, que tem espaço para 120 pessoas, estava lotado. Foi preciso providenciar mais cadeiras para comportar o público”, conta Annabella Prates, do Núcleo de Responsabilidade Social do Sesi/Sistema FIEMG.
Antes do início das apresentações, Ricardo Voltolini, idealizador do projeto, recebeu os participantes para uma breve sessão de autógrafos do livro Conversas com Líderes Sustentáveis (Ed. Senac-SP), cujos principais achados foram resumidos durante sua palestra inicial. Na plateia, além de representantes das áreas de sustentabilidade das mais diversas empresas de Minas Gerais, também estava o vice-presidente da FIEMG, Sérgio Cavalieri, que, sintonizado com as ideias do projeto, destacou a importância de se “liderar pelo exemplo e pautado por valores”.
“A excelente aceitação das ideias da Plataforma em todos os lugares por onde passamos impressiona. Os jovens líderes estão cada vez mais cientes deste momento atual que favorece a discussão dos valores na gestão dos negócios e estão muito dispostos a incorporá-los ao core business“, constata Voltolini, empolgado com a recepção.
Em seu depoimento, Flávio Roscoe Nogueira apontou a importância de se formar e inspirar novas lideranças que façam a diferença: “Hoje os líderes tem de se expor e trabalhar a sustentabilidade fora da empresa, não só para seus públicos-alvos. Nós temos que transformar a sociedade brasileira. Não dá para conviver com um Estado que desconfia do cidadão”, disse. Já o empresário José Luciano Penido pontuou o inegável valor gerado pela sustentabilidade: “Ninguém se arrepende de valorizar pessoas e construir o futuro em paralelo com as comunidades em que atua”, afirmou.
Integrado ao Seminário Internacional Futuro Sustentável, o terceiro encontro da Plataforma Liderança Sustentável reuniu, conectou e inspirou jovens e experientes líderes conforme propunha o projeto desde sua concepção. O evento fez parte da Mesa 4: Cooperação e Liderança – O que aprender com quem fez ou está fazendo a mudança para a sustentabilidade. As discussões partiram da crescente exigência da sociedade atual por líderes (políticos, empresários, ambientalistas e demais organizações representativas) com coragem e determinação para optar definitivamente por um desenvolvimento sustentável. Líderes pautados pela sustentabilidade valorizam a cooperação tanto na gestão do negócio quanto na dinâmica do desenvolvimento, levando suas empresas a se tornarem mais competitivas e lucrativas e, ao mesmo tempo, a preservar os recursos naturais e valorizar o desenvolvimento humano.
É importante ressaltar que, amanhã, dia 21 de outubro, o projeto vai encontrar as lideranças de Salvador e região, onde ocorre o quarto evento local.
Sobre os encontros regionais
Para a realização dos encontros regionais, a Plataforma Liderança Sustentável conta com a parceria do SESI/CNI. Além disso, uma rede de apoiadores, que desde o início entendeu o propósito educacional do projeto, investiu recursos para sua realização. São eles: Tetra Pak, Banco Santander, Fibria, AES Brasil, Natura, Alcoa, Promon e AmBev. Mais recentemente, a TAM aderiu ao projeto, fornecendo passagens aéreas para deslocamento da equipe de Ideia Sustentável durante os encontros regionais.
A Plataforma Liderança Sustentável conta, também, com apoiadores institucionais. São eles: a ABDL (Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças), que é ligada ao LEAD e que tem um importante programa de formação chamado New Earth Leaders; e a Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), parceira de Ideia Sustentável em várias ações relacionadas ao tema da sustentabilidade.
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.