Desde 2008 a Dell tem reduzido o consumo de energia de seus desktops e laptops em até 25% – especialmente em alguns modelos -, cumprindo a meta assumida pela empresa, há dois anos.
A redução de 25% ajuda na expansão da eficiência de alguns modelos lançados nos anos anteriores. A eficiência energética dos desktops OptiPlex™ da Dell, por exemplo, melhorou em torno de 50%, entre 2005 e 2008, e a dos laptops Dell Latitude™ 16%, entre 2006 e 2008.
Alguns produtos excederam significativamente os 25% de melhoria. Os sistemas OptiPlex 980 Small Form Factor (formato pequeno) e OptiPlex 780 Ultra-Small Form Factor (formato micro) da Dell, por exemplo, atingiram 48% de redução no consumo de energia em comparação aos seus antecessores similarmente configurados, o OptiPlex 960 e o OptiPlex 760.
O caminho para sistemas com mais eficiência energética
A empresa atingiu a sua meta de eficiência energética ao persistir na integração de tecnologias de Energia Inteligente, que incluem projetos de circuito, ventoinhas e recursos para gerenciamento de energia.
A companhia também trabalhou em conjunto com seus fornecedores para desenvolver e entregar componentes com eficiência energética, que incluem processadores, circuitos integrados, fontes de alimentação e memória.
A Dell anunciou, ainda, que concluiu a transição para telas de LED de seu portfólio de laptops. Além de não conterem mercúrio e serem totalmente recicláveis, as telas de LED oferecem redução de energia significativa em comparação à tecnologia de CCFL (lâmpada fluorescente de catodo frio). Por exemplo, uma tela de LED de 15 polegadas da Dell consome, em média, 43% menos energia em seu brilho máximo, resultando em uma economia extraordinária de custo e de carbono.
A empresa estima que as telas de LED economizem para os clientes aproximadamente US$ 20 milhões e 220 milhões de kWh em 2010 e em 2011, o equivalente às emissões anuais de CO2 resultantes do consumo de energia de mais de 10.000 residências.
“As organizações estão reconhecendo o papel que o departamento de TI pode desempenhar ao melhorar sua produtividade e reduzir os impactos ambientais”, disse Mark Newton, diretor de Negócios Sustentáveis da Dell.
Transformando eficiência energética em economia
Com base nas vendas de varejo mundiais com recursos ativos de gerenciamento de energia, que iniciaram em 2005, a Dell estima que os sistemas de desktop OptiPlex ajudaram a economizar mais de US$ 5,2 bilhões e contiveram a emissão de aproximadamente 49 milhões de toneladas de CO2.
Os clientes da empresa também podem acessar ferramentas e recursos gratuitos fáceis de usar para planejar e gerenciar o consumo de energia. O portfólio de gerenciamento dos sistemas OpenManage ajuda as empresas a reduzirem o consumo de energia ao fornecer uma funcionalidade ainda mais eficaz, além de definir e manter as configurações de Energia Inteligente nos PCs dos clientes.
A empresa também oferece calculadoras on-line no site www.dell.com/energy para medir e avaliar o impacto potencial às contas de energia elétrica. Por meio do site, os usuários de laptop, desktops e servidores são capazes de comparar as configurações lado a lado para determinar as reduções anuais de custos e as emissões de CO2 contidas devido ao uso de sistemas de energia inteligente.
Mais informações:
| T: +55 11 3037 3216 | F: +55 11 3812 6284 |
[email protected]
www.gaspar.com.br
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.